"Um cavalheiro é um homem que pode discordar, sem se tornar desagradável." (Charles Dickens)
O homem que sabe discordar sem ser desagradável, respeita o direito de pensar do outro. Às vezes existem pontos de vista diferentes, que tornam uma análise relativa, com isso duas opiniões acham-se corretas, pois ao mesmo tempo estão opostas e com visões diferenciadas.
Nem sempre o achar é o correto, e o correto pode na verdade ser o errado. Após o confronto de idéias, analisam-se os pontos de vista e o objeto, a partir daí serão descobertos os erros e acertos, e como foi feita a observação que resultou no ponto de vista. Daí serão tiradas as verdades e por fim descobrirá o que é certo e se alguém acertou.
Se eu erro e não desagradei o outro, quando eu descobrir o meu erro, será mais fácil justificá-lo e explicá-lo, pois, não foi feita a imposição da minha opinião, e sim uma divergência de opinião.
Um cavalheiro discorda sem desagradar, expressa sua opinião sem ferir, age com humildade e respeito com o próximo. Por mais que discorde das outras opiniões, ele respeita o direito que cada um tem de pensar.
Verdade!
ResponderExcluirp vc discordar de alguma coisa vc tem q saber discordar,ou seja estar bem entendido sobre o assunto e sem querer pisar nos outros.
Discordar sabendo que está errado e se achando certo, é teimar demais. Quando se não sabe que está errado e se acha certo e respeita a opinião do outro, pode ser redimido quando se obtém o conhecimento.
ResponderExcluirMas quando existe a humilhação com o próximo e o desrespeito ao seu direto é uma atitude indigna e que não deve ocorrer.
Concordo c vc meu velho amigo!
ResponderExcluireita...kkkkkk
essa frase " meu velho amigo " ta parecendo c x-men...prf.xavier falando c magneto!
kkkkkk
voltando ao tema é isso mesmo vc falou tudo!
viu agora concordei c vc!
Uma discordância com gentileza e humildade é bem mais construtiva que uma arrogante e prepotente, essa é destrutiva.
ResponderExcluir