Follow by Email

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SABER DISCORDAR

"Um cavalheiro é um homem que pode discordar, sem se tornar desagradável." (Charles Dickens)

O homem que sabe discordar sem ser desagradável, respeita o direito de pensar do outro. Às vezes existem pontos de vista diferentes, que tornam uma análise relativa, com isso duas opiniões acham-se corretas, pois ao mesmo tempo estão opostas e com visões diferenciadas.

Nem sempre o achar é o correto, e o correto pode na verdade ser o errado. Após o confronto de idéias, analisam-se os pontos de vista e o objeto, a partir daí serão descobertos os erros e acertos, e como foi feita a observação que resultou no ponto de vista. Daí serão tiradas as verdades e por fim descobrirá o que é certo e se alguém acertou.

Se eu erro e não desagradei o outro, quando eu descobrir o meu erro, será mais fácil justificá-lo e explicá-lo, pois, não foi feita a imposição da minha opinião, e sim uma divergência de opinião.

Um cavalheiro discorda sem desagradar, expressa sua opinião sem ferir, age com humildade e respeito com o próximo. Por mais que discorde das outras opiniões, ele respeita o direito que cada um tem de pensar.