domingo, 26 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA RAZÃO NA HISTÓRIA HUMANA



                                                         Adriaan Theodoor Peperzak

"Sem a presença da Razão como enteléqueia ou alma de seu vir-a-ser, o desenrolar empírico da história mergulharia no puro aleatório ou no absurdo." (Adriaan Theodoor Peperzak)

A história humana é empiricamente explicada pela razão, ou seja, o conhecimento do passado, o que foi sendo compreendido com fatos ocorridos no passado.

A razão não é formada apenas por um pensamento unilateral, mas por uma conscientização a partir de pensadores que observaram o ciclo de vida humano e suas relações. Construindo um pensamento de forma objetiva, para evitar suposições aleatórias e absurdas.

Desenvolvendo conceitos a partir da filosofia do espírito objetivo, que analisa a prática do agir humano e as consequencias desse agir na sociedade, podendo assim, obter estatísticas objetivas para fundamentar o empirismo que dá origem aos conceitos.

Esse pensar, explica materialmente o abstrato e o imaterial, com objetividade para que possa ser aceito, formando as teorias majoritárias.

5 comentários:

  1. erraríamos menos amigo, se realmente observa-se mais a historia essa é a razão dela, mais ninguém atenta a isso.

    ResponderExcluir
  2. O homem deve saber distinguir a história da vivência humana da história da creação humana.

    A partir daí ele descobrirá o sentido da vida e a sua missão.

    ResponderExcluir
  3. distinguir!essa é a palavra chave, seria tão simples se ao menos caminhasse-mos próximo disso

    ResponderExcluir
  4. Quando o homem busca a Deus, ele recebe misericórdia e conhecimento, e passa a entender as coisas, é o caminho da vida eterna.

    ResponderExcluir