terça-feira, 28 de junho de 2011

O MUNDO MODERNO E O HOMEM






                                                               Georges Gusdorf

"O movimento de transformação do qual emergiu o mundo moderno caracteriza-se igualmente pelo advento de uma nova concepção do homem elaborada segundo as categorias da filosofia racionalista e de sua derivação empirista, e que fornecerá os traços para a nova imagem do indivíduo delineada nas novas teorias morais e políticas." (Georges Gusdorf)

A imagem humana vai sendo transformada pela sociedade, que alteram os conceitos, as condutas, as leis, os direitos e deveres, tudo isso acompanha o desenvolvimento.

O mundo antigo priorizava o homem pensador, moral e político, a razão estava ligada a imagem humana.

O mundo moderno prefere o homem que domina a natureza, possui técnica, acumula riquezas, o homem capitalista que enobrece a sociedade, e a faz desenvolver com valores não só morais, mas principalmente os valores pecuniários, com grande atuação política.

O mundo pós-moderno desencadeou o homem global, integrado ao mundo, com uma imagem sociopolítica, que sabe jogar de acordo com os interesses dominantes, que possui riquezas e sabe pensar. Que se utiliza da diplomacia para conseguir seus objetivos, que luta para dominar e explorar a natureza, mesmo que seja necessário esquecer as leis, os direitos, a ética, os valores morais e até mesmo a vida.

O mundo vai determinado imagens humanas, criando fantoches, um jogo de interesses que inclui aqueles que jogam de forma política e diplomática, mas ao mesmo tempo excluem os racionalistas e que buscam o respeito a vida, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

4 comentários:

  1. Eu incluiria o culto ao corpo também, pois o homem moderno além do que vc citou, vive hj em busca da perfeição a beleza, ao não envelhecimento do corpo e a permanencia do poder sobre o natural retardando todo processo de vida vital e buscando cada vez mais a ciência para serem "deuses". Emilly

    ResponderExcluir
  2. O culto ao corpo também fazia parte do homem do mundo antigo, que vivia de exercícios, de filosofia, política e debates.

    O culto ao corpo do homem moderno é a busca de um corpo perfeito, mas ao mesmo tempo mentes vazias, busca ser um "Deus Grego", mas é puro fetiche humano.

    Mas quando se busca a saúde, o bem-estar, os exercícios deixam de ser um culto ao corpo e passam a ser meios pelos quais se mantém uma saúde corpórea e um envelhecimento saudável.

    ResponderExcluir
  3. Com tantas transformações durante todos esses anos, o homem poderia parecer mais com homem , aquele criado a imagem e semelhança de Deus. Onde o sentido da vida, da busca, seja outra coisa, a Salvação.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a imagem que o homem deve buscar, a que precisa ter, para retornar ao seu lar.

    ResponderExcluir