sexta-feira, 3 de junho de 2011

O APARENTE E O REAL

"Ganharíamos mais deixando-nos ver como somos, do que tratando de parecer o que não somos." (La Rochefoucauld)

Muitas pessoas vivem da aparência, fazem de tudo para robustecê-la e mascarar toda uma verdade escondida por trás daquela farsa. Muito tempo perdido, um dia a verdade vem à tona e todos descobrem que aquela pessoa não existia, ante a ficção havia uma identidade buscando refúgio.

Enganar aos outros não faz a alma crescer, ser quem você não é não te traz paz de espírito, então qual o motivo de tanta enrolação? Clonar o próximo, ser uma cópia, esquecer quem você é e negar a sua naturalidade e buscar uma montagem.

A felicidade também vem da humildade, da aceitação de quem você é e de ser alguém com sua própria identidade. Nada de máscaras e fetiches, uma pessoa é reconhecida por suas características, elas vão determinando quem você é. Se constantes demonstram quem realmente você é, se inconstantes determinam quem você pode ser, se mutantes elas determinam quem você não é.

Ser aparente não é fácil, são muitas inverdade entrelaçadas, pois a máscara não pode cair diante de todos, é um plano que não pode dar errado, mas não tem jeito, a verdade se sobrepõe e um dia surge para revelar o segredo que ali estava.

Ser aparente é apegar-se a vaidade, ser real é demonstrar as virtudes que a pessoa possui, viver em verdade e sinceridade, deixando a falsidade de lado e o apego ao belo e ao perfeito, passando a assumir sua verdadeira identidade.

Ser verdadeiro e sincero é uma riqueza grandiosa, todos respeitam, e valoriza os bons costumes sociais.

6 comentários:

  1. Adorei..e acredito imensamente mesmo, que devemos ser naturalmente verdadeiros e sinceros, e respeitar a todos, mesmo diante da realidade da maioria dos seres humanos.....

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssimo!
    Você realmente tem o dom de como lidar com as palavras meu caro amigo Échelly.

    ResponderExcluir
  3. Pura verdade tem gente q vive no seu mundo de plastico,como diz pitty em uma musica:

    " Ninguém merece ser só mais um bonitinho
    Nem transparecer, consciente, inconsequente
    Sem se preocupar em ser adulto ou criança
    O importante é ser você

    Mesmo que seja estranho, seja você
    Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
    Mesmo que seja estranho, seja você
    Mesmo que seja...

    mascaras,uma hora elas vão cair,então mostre logo sua verdadeira face.
    Não tem nada pior no mundo do que uma pessoa falsa,duas caras,mascarada!
    tem muitas que posam de bondosas perante a sociedade,mais quando estão no seu intimo,mostra sua verdadeira face...a face mesquinha,arrogante,mentirosa,falsa e por ai vai...

    ^^

    ResponderExcluir
  4. As máscaras não são eternas, a tendência é caírem cedo ou tarde.

    ResponderExcluir
  5. “As mascaras, á as mascaras. Quantas já vi caírem, e se estatelaram com tanta força, que sem forças continuam no chão de tão grande vergonha. Mas para quem não sabe a “mascara” é uma metamorfose divida em graus123... de relevância...”

    ResponderExcluir
  6. Quando surge a primeira máscara ela corrompe o ser de tal forma que o deixa encantado e iludido com aquela situação, então ele sente a necessidade de criar novas máscaras, mas ao final, todas elas vão cair e se é que não cairam antes.

    ResponderExcluir