"O enfraquecimento e a dissolução das últimas comunidades éticas a sobreviver às grandes transformações das sociedades modernas, e que aparentemente pareciam essenciais à própria constituição da sociedade humana, como a família, apresentam-se, talvez, como o efeito mais visível do processo de integração das mais diversas formas de sociedade no âmbito ou no espírito (ou na ideologia) da civilização universal moderna. (Paulo Meneses)
O homem encontrava na família uma base para sua formação e vida em sociedade, desde criança era preparado para enfrentar o mundo, sabia compreendê-lo antes mesmo de conhecê-lo.
Mas a sociedade mudou o conceito de família também mudou, hoje é muito mais amplo, e perdeu uma de suas características, pois, nem sempre a família exerce seu papel de base para preparação da pessoa, com isso, o indivíduo busca outras formas de aprendizado.
A família ainda é uma base de formação, nem sempre exercendo essa função, e na falta disso, ocorre uma substituição dos desejos e do sentimentalismo individual, que substitui os pensamentos e ideologias de comunidade ética. O pessoal prevalece sobre o universal, trazendo sérios problemas à sociedade.
Esse é mais um drama pós-modernos, famílias dissolvidas, pensamento individualista, perda e desvalorização dos princípios éticos, a comunidade dá lugar ao egoísmo e os olhos se fecham para realidade.
E umas das consequências que leva isso é as familias sendo destruidas pelas drogas,muitas vezes podendo ser evitada pela conversa,pela formação da criança,jovem...é oque ta acontecendo.
ResponderExcluirSe eles orientassem os filhos, e os observassem, essa realidade seria diferente, muitos jogam os filhos no mundo, mas se esquecem que precisam formá-los.
ResponderExcluirÉ verdade, concordo com você Échelly, aconteceu exatamente comigo... Desamparo familhiar. Ai no caso tive que aprender quebrando a cara. Mas, meus filhos eu ensinarei o caminho em que deverão seguir...!
ResponderExcluirAbraço meu querido amigo.
Muitas pessoas passam por essa fase, é difícil viver sem o apoio de quem precisamos, mas ao mesmo tempo é um desafio superável, e que nos ensina.
ResponderExcluirAprendemos de maneira as vezes ate grosseira, mas saímos pedras lapidadas e vitoriosas, com um pensamento diferente, ensinar aos nossos filhos, para evitar que eles sofram sem precisão e que eles sejam consciêntes em suas atitudes, formando uma base familiar sólida.
Vivemos em uma sociedade muito cruel, uma sociedade que nos sufoca, nos esmaga a ponte de terem mães que abandonam filhos em lata de lixo dando fim o que seria uma familia, que sociedade enlouquente é essa aponto de acharmos que a familia em vez de formá-la, acaba sendo vitima, ameaçando assim a base. Devemos sim orientar sim nossos filhos para que eles possam ser essa sociedade mas harmoniosa que imaginamos.
ResponderExcluirEsse papel de pai e de mãe não pode falter, tem de ser repassado de geração em geração, a fim de se preservar a família.
ResponderExcluir