sexta-feira, 10 de junho de 2011

A JUSTIÇA E OS INJUSTOS

"Tão grande é a força da Justiça. Que nem aqueles que se nutrem da maldade e do crime podem viver sem um mínimo dela." (Cícero)

A Justiça protege os cidadãos, ela garante e efetiva seus direitos, ela corrige e pune os injustos para que eles  não voltem a cometer injustiças e vivam em harmonia com a sociedade.

Os cidadãos são protegidos, a paz social existe quando se acredita que a Justiça exercerá seu papel sempre que for necessário, pois há a esperança de que diante de uma transgressão a lei, exista a punibilidade. Essa é uma garantia do bem-estar social, que mantêm a harmonia e o equilíbrio na sociedade.

Mas nem os que cometem injustiças e transgridem a lei estão à mercê dela, eles também estão protegidos, pois também são pessoas e possuem direitos e garantias, que são direitos fundamentais e existem para todos. Portanto, eles têm direito a um processo justo, à defesa e serem punidos de acordo com a gravidade do crime cometido. Caso contrário, eles seriam vítimas de injustiças.

A Justiça existe para todos, e deve funcionar corretamente e ser eficaz, deve ser aplicada na medida dos direitos daqueles que nela estão buscando ver seus direitos ou se defendendo, de maneira a não cometer injustiças, não deixar que a tirania estatal prevaleça e os cidadãos tenham seus direitos restritos. Ela deve demonstrar que a verdade prevalece.

6 comentários:

  1. Gostei!
    Justiça,ela sera cega?ou vesga?pq oq mais a gente v por ai,é a injustiça!como o caso dos ladrões que matou o estudante em são paulo,o cara foi preso e ja ta solto!vai responder em liberdade!
    isso é justiça?essas leis do nosso Brasil ta velha,enferrujada,acabada e por fim ultrapassada.
    Nem sempre a justiça é justa,sabemos todos que tem dinheiro nesse Brasil,é mais favorecido.

    ResponderExcluir
  2. A Justiça é boa, nasceu e deve permanecer boa. E o que acontece? Os homens a deturpam, e quando a operam mudam sua essência e fazem injustiças. Por causa dos homens ela é crucificada e desacreditada.

    ResponderExcluir
  3. Verdade,ela deveria passar por uma metamorfose ... isso ja ajudaria muito!

    ResponderExcluir
  4. Mudança de opiniões, quebra de paradigmas, evolução social a todo vapor, o Direito não consegue acompanhar, as leis tornam-se genéricas, ficam mais abertas para as interpretações, nesse momento, o que deveria ajudar e ser interpretado e aplicado de forma correta, muitas vezes é tendencioso e termina em injustiça por conta de atitudes de homens que não se comprometeram com o justo e o bom.

    ResponderExcluir
  5. muito bom!
    mesmo que tardia, queremos ver a justiça cumprindo o seu papel, já que ela existe para todos.

    dalena

    ResponderExcluir
  6. A Justiça deve ser ágil, deve ser justa, caso ela demore mas tenha uma justa decisão ainda é válida. Mas o processo deve ter uma razoável duração e um resultado tardio pode não mais reparar o dano causado.

    ResponderExcluir