quinta-feira, 1 de março de 2012

O HOMEM É UM SER SIMBÓLICO






                                                  Dom Carmo João Rhoden


“O homem é, de fato, um ser simbólico. Portanto, precisa de símbolos, de sinais naturais e convencionais. Estes falam do passado, marcam o presente e sinalizam para o futuro. Por isso, é preciso conhecê-los e estudá-los, pois comunicam melhor que a própria língua falada.” (Dom Carmo João Rhoden)

O homem utiliza vários símbolos para se comunicar, sejam palavras, imagens, atitudes, expressões artísticas ou simplesmente faciais.

Os fenômenos naturais e sociais também são sinais da comunicação do homem com o homem, da natureza com o homem e de Deus com o homem.

Muitos sinais passados justificam o presente e sinais de hoje justificarão o futuro, as causas e consequências continuam a existir, os efeitos podem ser curtos ou longos.

Os símbolos estão sempre expressando a comunicação humana, é um elemento indispensável para ele, todos os homens necessitam de se comunicarem, se estão na sociedade é indispensável e até mesmo no meio natural para se comunicar com os animais.

As expressões artísticas e culturais são marcantes e atingem uma infinidade de receptores, que podem compreendê-las de diversas formas. Uma obra de arte pode ter várias interpretações a depender do olhar do observador.

Um comentário:

  1. Isso me ajudou muito para fazer meu trabalho escolar.Obrigado.

    ResponderExcluir