terça-feira, 7 de junho de 2011

O AMOR PRÓPRIO

"O amor próprio é mais arrogante que cego; não nos oculta os nossos defeitos, mas nos convence que eles escapam aos olhos dos demais." (Samuel Johnson)

É arrogante porque se impõe diante de tudo, é mais que cego, porque essa cegueira é conhecida pela pessoa, que se conhece e tenta ocultar fronte os demais.

O amor próprio faz a pessoa agir sem consciência e achar que as pessoas não enxergam nossos defeitos. É bastante perigoso, pois, ele pode nos convencer com seu grande ego de persuasão.

Ele adula o homem ao ponto de torná-lo narcisista, com grande astúcia ele vai dominando o ser, corrompendo a sua alma e o escravizando.

O homem passa a ser um ser errante, mas ao mesmo tempo pensa que está correto, se sua consciência lhe avisa, ele a ignora, se faz um mal ele acha que dali tirou um grande proveito, sua alma vive em decadência profunda.

O homem deve ter o cuidado com suas emoções, deve agir consciente, evitando o erro frequente, buscando a bondade e não deixando que o amor próprio o controle.

8 comentários:

  1. Se uma pessoa não se ama,não procura fazer sua própria felicidade, não conseguirá jamais amar verdadeiramente outra pessoa. Como pode dar algo que não tem?
    Dentro da aura de cada um existe um campo magnético que produz o magnetismo do amor.
    Quando a pessoa se ama de verdade, esse campo magnético começa a irradiar um fluxo de energia especial, que se expande sobre todas as pessoas de seu convívio, até mesmo alguém que você não conheça, quando se lhe aproxima sente um calor ou um sentimento de amor, sente vontade de ficar ao seu lado, de conversar, estreitar laços de amizade.

    Para mim isso é bem positivo e faz parte do amor própio também!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o amor natural, aquele que recebemos do "Deus Todo Poderoso" que nos dá o dom de amarmos e sermos amados, é um amor lindo.

    Já o amor próprio é desenvolvido pela personalidade, é um amor inventado, pode se tornar obsessivo e chega a dominar o homem, controlando seus pensamentos e impedidno a manifestação do amor da sua alma.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo,vc tbm tem q v que sem esse amor a pessoa seria...um ex: uma pessoa jogada,n ia ligar p se cuidar e etc.Esse é um tema bem amplo,n fica restrito a um só foco!

    Como dizem tudo demais é veneno!

    ResponderExcluir
  4. O amor natural é amar a Deus, a sí mesmo, ao próximo, a natureza. É um amor com cuidado, sem maldade, sem interesses pessoais que existem no amor próprio.

    ResponderExcluir
  5. Tudo no amor própio tem um interesse pessoal!
    ficar bem,ser feliz,se cuidar!

    kkkkkkkkkkk

    to vendo q isso aqui n vai parar!

    kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Temos sim que amor próprio!
    Claro que mantendo um alto controle.

    ResponderExcluir
  7. Manter o auto-controle é fundamental.

    ResponderExcluir