quinta-feira, 2 de junho de 2011

A LUZ E A ESCURIDÃO

"É melhor acender uma luz, mesmo pequena, do que amaldiçoar a escuridão." (Confucio)

Acender luzes é fazer o bem sem olhar a quem, mesmo que estejamos ajudando o próximo em uma quantidade mínima já é algo bom e trará bons frutos. Já quando não o conhecemos e o julgamos é um amaldiçoamento a escuridão, e um erro gravíssimo que nada traz de positivo.

Fazendo o bem, agimos de forma correta, toda bondade gera positividade, quanto mais positivo alguém é, menos negativo ele será e seu caminho estará sendo iluminado. Sem compromisso, ser bom é fazer o bem sem esperar que o outro pague pela ajuda os te retribua com a mesma, é iluminar o mundo, é a mais pura bondade, é a bondade que Deus nos ensinou.

Alguém é tão bom quanto Deus? Não, pois só ele é tudo, é o máximo, o ilimitado, o eterno. Nós podemos viver a bondade, no agir, no pensar, contribuindo com a prosperidade. Isso está de acordo com a vontade de Deus, ele quer que sejamos bons de corpo e alma.

Quando olhamos a escuridão, algo que não conhecemos alguém estranho, de modo algum podemos dizer que é ruim. Nem sequer tentamos saber da sua essência, que julgamento maldoso, que pensamento negativo, assim as luzes do mundo se apagam e a escuridão se expande. Nesse momento impedimos que a bondade prosperasse, ela está sendo restringida absurdamente.

Se um ato de bondade acende uma luz, a sua falta é omissão, e a omissão é um ato direcionado ao mal, é o deixar de agir quando se podia fazer o bem, sem uma justificativa boa, pois é uma justificativa pessoal ou grupal, deixamos de pensar amplamente e mantemos uma idéia íntima. Nem tudo que achamos bom e correto é na verdade o certo e nem a real bondade.

Amaldiçoar a escuridão é ruim, ruim porque amaldiçoar é maldade e gera negatividade, e se na escuridão existe o bem, que sequer foi descoberto vai se matar o bem? Pura maldade, não leva a lugar algum, um pensamento que deve ser refeito senão essa pessoa não seguirá por um caminho iluminado por Deus, embora ele seja misericordioso e posso perdoá-la. Pois sua bondade é imensa e quem somos nós para medir tal bondade? O homem de modo algum pode mediar à bondade de Deus, tentar isso é impor limites a ela.

Se pararmos de julgar e começarmos a agir com bondade começaremos a contribuir para iluminação do mundo.

4 comentários:

  1. "Se pararmos de julgar e começarmos a agir com bondade começaremos a contribuir para iluminação do mundo"

    Essa parte eu gostei...só que a humanidade é cruel e ainda n se tocou nisso!
    pensamento positivo gera um campo positivo em sua vida,negativo gera um campo negativo e por ai vai...ser bom,ter paz no coração,ter fé,amar ao próximo...cultivar sempre o bem,vai fazer sua vida,uma vida melhor!

    "amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem"

    é dificil...mas temos q tentar!

    abraços mano!

    ResponderExcluir
  2. A união faz a força, começa com um, depois poucos, e cai crescendo para fazer o bem a todos. Muitos querem que exista a desistência, mas o importante é ser perseverante não desistir. Não importa o que os outros falem e sim a vontade de fazer o bem.

    Tentam criar rótulos determinantes de valores, mas esquecem de analisar a essência, e dessa forma julgam o que é bom e mal de acordo com preceitos humanamente criados e não de acordo com a vontade divina.

    ResponderExcluir
  3. As vezes pensamos que o bom para o outro é o que eu quero que ele seja, isso acontece quando mantemos uma idéia intima ou seja tomo posse da luz onde vou escolher a quem vou iluminar,e de que maneira, quando na realidade a luz é para todos não podemos escondê-la. Será que tais pessoas mesmo com essa luz não vive na escuridão???

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas que se acham iluminadas às vezes estão escuras e apagando luzes ou deixando de as acendê-las, enquanto as que parecem viver na escuridão podem estar iluminando o mundo.

    Os pensamentos íntimos se tornam egoístas, unem-se a outros pensamentos de mesma natureza e se intitulam bons e corretos, intocáveis e perfeitos, quando na verdade, podem até fazer bondade mas ao mesmo tempo excluem bons pensamentos com idéias e culturas diversas desse pensamento íntimo.

    ResponderExcluir