domingo, 24 de julho de 2011

A IDEIA

"De onde ela vem?! De que matéria bruta? Vem essa luz que sobre as nebulosas
Cai de incógnitas criptas misteriosas
Como as estalactites duma gruta?!

 Vem da psicogenética e alta luta
Do feixe de moléculas nervosas,
Que, em desintegrações maravilhosas,
Delibera, e depois, quer e executa!" (Augusto dos Anjos)


As ideias surgem estranhamente e iluminam o nosso pensamento, elas vão nos dar criatividade ou saída para realizarmos nosso objetivo, seja ele um meio para um fim ou a saída de um fim. Pois uma ideia pode ser a saída de uma conturbada e nebulosa situação, que repentinamente é clareada e vem à solução, basta o esforço e a calma que a ideia fluirá.

5 comentários:

  1. As idéias podem realmente trazer uma saída para situações nebulosa,Platão acreditava numa realidade autônoma por trás do mundo dos sentidos. A esta realidade ele deu o nome de mundo das idéias.Eu acredito que uma boa idéia tira o homem de um estranho estado de dormência.Gostei muito do sua idéia sobre a Idéia.

    ResponderExcluir
  2. As idéias quando surgem para edificar o homem sempre são bem vidas, mas existe idéias para tirar proveito dos homens, essas serão julgadas um dia.

    ResponderExcluir
  3. As ideias estão soltas pelo mundo e nos pensamentos humanos que ultrapassam limites inimagináveis.

    As ideias já tiveram seu mundo no iadealismo de Platão, caíam do céu e iluminavam o pensamento humano.

    Hoje as ideias surgem do pensamento, mas também existem na sociedade, na natureza, elas são objetos de conclusões pensativas, sensitivas ou observacionais, já estão no mundo material, às vezes não percebidas, outras vezes não observadas.

    Ideias vagas e concretas, alegres e tristes, criativas e destrutivas, positivas e negativas, são ideias e ideiais que existem rodeando os homens no mundo material, tanto podem iludí-lo nessa vida quanto podem auxiliar no crescimento da consciência humana sobre o sentido da vida.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!"O crescimento da consciência humana sobre o sentido da vida",é a concretização do mundo das idéias.
    Edilene Soares

    ResponderExcluir
  5. Um mundo antes distaate do homem e hoje unido a ele, na vivência, na existência, na consciência be paciência da concretude das ideias e ideais.

    ResponderExcluir