domingo, 3 de julho de 2011

A DEMOCRACIA

"A democracia começa, pois, por definir-se pela possibilidade da discussão 'racional e razoável", pressuposto necessário as suas formas institucionais e legais." (Eric Weil)

Para a democracia existir corretamente, não pode apenas ser instituída nominalmente, sua essência é fundamental, seguir seus preceitos e efetivá-la.

É necessário que os cidadãos participem das discussões e decisões políticas, não apenas a comunidade política, pois, nem sempre os representantes do povo deixam que eles tomem essas decisões, tornando ineficaz essa democracia, que fica apenas na teoria e na folha de papel.

Os cidadãos necessitam da liberdade de expressarem suas necessidades diante do bem comum e da administração pública, pois o Estado é o controlador, mas um estado não existe sem o povo.

Se as discussões e decisões ficam concentradas na comunidade política, começa a surgir à crise democrática, a desordem social, o desrespeito aos direitos dos cidadãos.

2 comentários:

  1. Vale ressaltar que jamais poderá alcançar uma sociedade livre, justa e solidária capaz de respeitar os ditames democráticos cidadãos sem luta ou movimentos para transformação de um cenário social injusto.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um objetivo de difícil alcance, mas que não pode deixar de ser buscado.

    ResponderExcluir