terça-feira, 5 de julho de 2011

A COMPLEXIDADE DAS LEIS

"Verdade seja dita: a legislação tem sido uma alquimia desconhecida para o povo. É assunto para "especialistas" que manipulam e desvendam os caminhos no labirinto complexo das normas jurídicas." (Roberto Armando Ramos de Aguiar)

As leis são feitas para o povo, mas nem sempre é compreendida pelo povo, são leis criadas pelo Estado, mas na aplicação dessas normas podem existir diferentes entendimentos de acordo com o método de aplicação das mesmas.

Já tivemos uma época em que as leis escritas e faladas eram aplicadas e interpretadas na mesma moeda, ou seja, "olho por olho e dente por dente". Não importava o caso, ela de imediato se adequava a ele, todos sabiam e todos entendiam a lei.

A sociedade evoluiu, os pensamentos mudaram, e as leis não ficaram paradas no tempo, também tiveram de ser alteradas, extintas, inovadas e mais normas foram criadas. Tornando-se um complexo normativo, se antes o povo sabia de tudo, agora se tenta entender as mudanças ocorridas.

Diante disso, a concepção de Justiça que pertencia ao povo, agora é estatal, é o Estado quem decide o que é justo, surgem divergências entre o Estado e a sociedade, gerando satisfação para uns e insatisfação a outros. Algo que poderia ser compreendido não é entendido, ou não foi corretamente comunicado ao seu público alvo. Entram os especialistas em busca do tesouro.

Desvendar mistérios, explicar porque a lei é de um jeito, mas pode ser interpretada e aplicada de outro. Fácil de alguns entenderem, mas não para outros e até impossível para alguns.

Encontramos boas leis, mas que são mal aplicadas, e o povo? Entende que a leis é ruim, para eles falta a lógica, a leis parece até não existir, saem decisões múltiplas para fatos semelhantes, a mídia já joga uma informação às vezes manipuladas. O poder da mídia é capaz de convencer o povo, uma faceta que o Estado não alcança.

A lei que iria regular uma sociedade ao menos consegue ser absorvida por ela, e muitas vezes sendo utilizada para justificar desigualdades sociais quando na verdade deveria solucionar problemas para manter a ordem e o bem-estar social.

4 comentários:

  1. Por que será que o povo entende que lei é ruim? Acredito que ainda temos um numero razoável de pessoas que ainda acreditam em leis.Vale ressaltar que esse número poderia ser maior se não houvesse tantos escândalos de corrupção e falta de exemplo público de conduta da lei. “As pessoas não são motivadas a agir corretamente porque nem mesmo quem as representa age. Isso faz com que o cidadão se sinta descrente quanto ao estabelecimento da ordem.”

    ResponderExcluir
  2. Eles não compreendem que a aplicação da lei é que é inadequada, a lei na teoria é boa, mas é desvirtuada na prática.

    Foram acostumados com a Justiça da lei da vontade do povo, mas essa nem sempre é a Justiça correta, por isso o Estado cria as leis para regular a sociedade e manter a ordem.

    ResponderExcluir
  3. Não acreditamos mais na lei pq quase q diariamente vemos escandalos em q muitas vezes pessoas da lei estão envolvidas,lei favorecendo qm tem poder,casos relaxados!
    como acreditar na lei?
    fica dificil!

    ResponderExcluir
  4. A lei que é boa na sua escrita e essência, tem sua natureza alterada quando é aplicada, os homens da lei, utilizam a lei para justificar suas vaidades. Esse é um dos motivos que desencadeiam enormes escândalos e deixam a população desacreditada na lei.

    ResponderExcluir