terça-feira, 26 de julho de 2011

O GRANDE E O PEQUENO HOMEM

Le grand inconvénient de la vie rélle et ce qui la rend insupportable à l'homme superíeur, c'est que, si l'on y transporte les principes de l'idéal, les qualités deviennent des défauts, si bien que fort souvent l'homme accompli y réussit moins bien que celui qui a pour mobiles l'egoisme ou la routine vulgaire."
"O grande inconveniente da vida real, e o que a torna insuportável ao homem superior, é que, se transferirmos para ela os princípios do ideal, as qualidades tornam-se defeitos de tal forma que, muitas vezes, o homem pleno tem menos sucesso do que aquele que é movido pelo egoísmo ou pela rotina vulgar." (Marc-Aurèle Renan)

Nem só de alegria e felicidade vive o grande homem, ele vive a enfrentar desafios e passa por angústias. Vê as injustiças terrenas, mas nunca desiste e continua sua nobre caminhada, suas qualidades cada vez mais o engrandecessem e elevam seu espírito. Sua história é conhecida e será lembrada por todos, embora possa ser um herói anônimo, posteriormente será conhecido. Sua fé é superior a vida perante a humanidade e sua paciência aguarda a justiça divina, embora viva uma vida onde vê os pequenos falsos homens terem um grande destaque, sua consciência o tranquiliza, pois enquanto ele cresce, os falsos iniciam a queda do trono que não os pertencia.

O homem falso, egoísta e invejoso pode conseguir grandes riquezas, seu pensamento heliotrópico o deixa satisfeito, embora esteja totalmente vazio e vivo em um mundo metafísico, onde sua realidade embora grandiosa não o satisfaça, pois, ele vive em busca de uma felicidade longínqua e que não poderá ser alcançada. Porque seu modo de vida não o permite, seu dinheiro não pode comprá-la. Sua felicidade momentânea é de humilhações com o próximo e sua inveja e falsidade tentam destruir os que estão ao seu lado. Seu egoísmo o cega de tal maneira que sua destruição espiritual é imensurável. Esse na verdade é um grande pequeno homem, sem grandeza, sem amigos, sem ninguém que o veja de forma simples e humilde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário