quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A LÓGICA-LINGUÍSTICA E O PLANO CARTESIANO

“Interpretar o projeto de Descartes, não fundando uma nova metafísica da subjetividade, mas como um projeto que diz respeito à condições de significado ou da dúvida da significativa como tal.” (Miroslav Milovic)

Antes de observarmos um fenômeno devemos conhecê-lo e saber o seu comportamento. A experiência é o fator determinante da existência, já a filosofia e a teologia tentarão explicar o que é esse fenômeno e, as demais ciências estudarão o comportamento e as características fenomenológicas.

A lógica-linguística iniciou suas interpretações a partir de questionamentos racionalistas sobre o pensamento metafísico, o qual de início independia da razão, ou seja, seus argumentos não podiam ser discutidos devido a sua natureza, que não estavam ao alcance de explicações prováveis pela ciência.

A busca pela certeza é um elemento essencial do pragmatismo da especulação, ou seja, ir em busca da verdade, de forma apurada utilizando do instrumento da linguagem para formular e exercer esse procedimento de interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário