sábado, 2 de fevereiro de 2013

TEMPERANDO A IMAGINAÇÃO


“Devemos ora refreá-la, ora estimulá-la. Toda felicidade depende da imaginação, e esta deveria ser orientada pelo bom senso. Às vezes, ela se comporta como um tirano. Não lhe bastando especular, toma conta de nossa vida, a qual torna agradável ou desagradável, tornando-nos infelizes ou satisfeitos demais conosco mesmos. A alguns causa só desgosto, pois a imaginação é um algoz dos tolos. A outros promete felicidade e aventura, alegria e vertigem. Ela pode fazer tudo isso, se não for temperada pela prudência e pelo bom senso.” (Baltasar Gracián)

A imaginação recebe temperos que a estimulam ou a refreiam.

A felicidade pode ter um aspecto relacionado a imaginação, pois trata-se a vida em sociedade, se o homem se imagina feliz ele estará feliz, mas se achar-se infeliz ele viverá na infelicidade.

A imaginação pode se comportar como uma tirana na vida do homem se ele não souber temperá-la, pois ela pode fazer dele seu escravo.

A imaginação engana os tolos e agrada a vida dos que vivem no bom senso, como um toque de magia na vida deles ao invés de uma cega ilusão.

A felicidade verdadeira e eterna o homem possui com a consciência, o amor a Deus e a rendição a ele.

O homem pode viver com a consciência da verdade e temperar a imaginação ao viver aqui na Terra com prudência e bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário