terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A DEFESA DA INTELIGÊNCIA

Jacques Maritain
 
 
 
“Ameaçada por uma civilização que entrega o homem ao indefinido da matéria, é preciso que a inteligência se defenda, reivindique seu direito e sua essencial superioridade.” (Jacques Maritain)
 
 
A inteligência conduz o homem a definição do espiritual e ao entendimento da indefinição material.
 
 
A inteligência de defende da ilusão material, embora ela alerte e avise o homem dos perigos das ilusões materiais, ele é capaz de cair na ilusão e se entregar as indefinições materiais, dessa forma ao invés de defender a inteligência, ele a combate junto do materialismo.
 
 
O homem materialista luta contra ele mesmo e vai atacando suas principais defesas e vai vencendo a inteligência. 
 
Mas a inteligência não se entrega tão facilmente, ela está sempre reivindicando seu direito, provando que é essencial na vida do homem e que é fundamental e superior ao materialismo, isso não somente na atualidade, mas eternamente.
 
 
A civilização material se acha superior, mas nunca está feliz, nunca está contente e vive cada vez mais das indefinições do materialismo.
 
 
A civilização espiritual não se acha superior ao materialismo, ela é inteligente, conduz o homem a verdade, as revelações de Deus e do mundo espiritual onde o homem viverá eternamente amando e servindo a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário