quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

OS CANDIDATOS A VALOR DE VERDADE



Richard Rorty


“O pensamento grego e o platonismo dizem que o conjunto dos candidatos a valor de verdade já estão dados, e todas as razões que podem ser fornecidas para que eles sejam eleitos, ou não eleitos, também estão já postas. A esperança romântica diz: algum dia todos esses candidatos à verdade e todas essas noções que lhes fornecem boas razões para acreditarmos neles estarão obsoletas, pois um mundo muito melhor terá chegado – um mundo no qual teremos novos e maravilhosos candidatos à verdade.” (Richard Rorty)

O pensamento grego e o platonismo entendem que os candidatos a valor de verdade já nascem formados e possuindo os valores necessários para serem eleitos.

Já para os românticos, todos esses candidatos a valor de verdade passarão a ser obsoletos, pois existe a esperança de um mundo melhor e esses valores que a antes elegiam pessoas, deixarão de eleger diante do surgimento de maravilhosos candidatos à verdade.
 
O mundo está em constante mutação, as pessoas se renovam quando deixam os velhos pensamentos que as iludiam e buscam conhecimentos verdadeiros.

A esperança não pode morrer, todos nós devemos sonhar com um mundo melhor, enquanto isso, devemos fazer a nossa parte e dar nossa contribuição para que esse sonho possa se realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário