Follow by Email

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A COMPREENSÃO DA EXPANSÃO DO SENHOR



Srila Prabhupada – A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada


duravabodha iva tavayam vihara-yogo yad asarano 'sarira idam anavekshitasmat-samavaya atmanaivavikriyamanena sagunam agunah srijasi pasi harasi

 


“Ó Senhor, vós não precisais de auxílio algum, e, embora não tenhais corpo material, não precisais da nossa cooperação. Uma vez que sois a causa da manifestação cósmica e, sem sofrerdes nenhuma mudança, forneceis seus ingredientes materiais, sozinho, Vós criais, mantendes e aniquilais esta manifestação cósmica. Entretanto, embora pareçais ocupado em atividade material, sois transcendental a todas as qualidades materiais. Consequentemente, é extremamente difícil entender essas Vossas atividades transcendentais.” (Srila Prabhupada – A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

O Senhor é autossuficiente, é todo-poderoso, ele é a fonte da creação e também o aniquilador da matéria, mesmo assim nós servimos a Ele com amor e devoção.

O Senhor é a causa da manifestação cósmica, é eterno, transcendental, infinito e seu corpo não sofre mutações, mas ele pode se expandir sem perder sua essência e mantendo sua forma espiritual e transcendente.

O Senhor é transcendental e crea toda a energia material, a atividade cósmica, o início, o meio e o fim.

Os devotos conseguem entender e compreender a essência do Senhor, sua creação, a aniquilação e sua expansão tanto no cosmos quanto no mundo material, já para os que não creem em Deus isso se torna extremamente difícil.

Enquanto os homens possuem um corpo material, são almas condicionadas, possuem limites e finitude. O Senhor tem um corpo transcendental, é a fonte de tudo, é ilimitado, eterno e infinito, podendo tanto crear matéria quanto se expandir sem modificar ou perder sua essência.