quinta-feira, 1 de maio de 2014

A BONDADE ESPIRITUAL E A BONDADE MATERIAL



(Srila Prabhupada - A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

guṇā buddher na cātmanaḥ
sattvenānyatamau hanyāt

A Suprema Personalidade de Deus disse: Os três modos da natureza material, a saber, bondade, paixão e ignorância, pertencem à inteligência material e não à alma espiritual. Mediante o desenvolvimento da bondade material a pessoa pode subjugar os modos da paixão e ignorância, e mediante o cultivo da bondade transcendental ela pode se libertar até mesmo da bondade material.” (Srila Prabhupada - A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Vivemos no mundo material, influenciados e sujeitos aos três modos da natureza material, mas, aqui estamos de passagem e almejamos chegar ao mundo espiritual, enquanto estivermos aqui, devemos ir nos libertando da natureza material.

Para começar a anular a paixão e a ignorância, devemos partir para o modo da bondade, mas, essa bondade é material, portanto, ela ainda não é o objetivo que procuramos atingir, pois, é necessário transcender a bondade material e alcançar a bondade espiritual (visuddha-sattva).

A bondade material é humana e pertence ao mundo material, ela não é liberta, mas deve ser praticada, pois sem ela, não se pode chegar a bondade espiritual, devemos viver na bondade, percebendo e nos libertando das paixões e ignorâncias que rodeiam a nossa vida.

A bondade espiritual é infinita, incondicional, pura, é a bondade de Deus, por isso não podemos ficar somente na bondade humana, já que ela, ficará no mundo material e nós precisamos ter a bondade espiritual para chegarmos ao mundo espiritual.

Em vida nós cultivamos a bondade espiritual para irmos transcendendo e nos libertando da bondade material, pessoas de grau espiritual elevado vivem no mundo material em plena bondade espiritual e livres dos três modos da natureza, eles são exemplos a serem seguidos.

Por mais bondosa que seja, a bondade material é condicionada a algo quer que estejamos conscientes ou inconscientes disso, ela sempre está ligada aos modos na natureza. Enquanto a bondade espiritual é pura e verdadeira, é consciente e eterna, é plena e perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário