(Srila Prabhupada - A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)
sattvenānyatamau hanyāt
“A
Suprema Personalidade de Deus disse: Os três modos da natureza
material, a saber, bondade, paixão e ignorância, pertencem à
inteligência material e não à alma espiritual. Mediante o
desenvolvimento da bondade material a pessoa pode subjugar os modos
da paixão e ignorância, e mediante o cultivo da bondade
transcendental ela pode se libertar até mesmo da bondade material.”
(Srila Prabhupada - A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)
Vivemos no mundo material, influenciados e
sujeitos aos três modos da natureza material, mas, aqui estamos de
passagem e almejamos chegar ao mundo espiritual, enquanto estivermos
aqui, devemos ir nos libertando da natureza material.
Para começar a anular a paixão e a
ignorância, devemos partir para o modo da bondade, mas, essa bondade
é material, portanto, ela ainda não é o objetivo que procuramos
atingir, pois, é necessário transcender a bondade material e
alcançar a bondade espiritual (visuddha-sattva).
A bondade material é humana e pertence ao
mundo material, ela não é liberta, mas deve ser praticada, pois sem
ela, não se pode chegar a bondade espiritual, devemos viver na
bondade, percebendo e nos libertando das paixões e ignorâncias que
rodeiam a nossa vida.
A bondade espiritual é infinita,
incondicional, pura, é a bondade de Deus, por isso não podemos
ficar somente na bondade humana, já que ela, ficará no mundo
material e nós precisamos ter a bondade espiritual para chegarmos ao
mundo espiritual.
Em vida nós cultivamos a bondade espiritual para irmos transcendendo
e nos libertando da bondade material, pessoas de grau espiritual
elevado vivem no mundo material em plena bondade espiritual e livres
dos três modos da natureza, eles são exemplos a serem seguidos.
Por mais bondosa que seja, a bondade material é condicionada a algo
quer que estejamos conscientes ou inconscientes disso, ela sempre
está ligada aos modos na natureza. Enquanto a bondade espiritual é
pura e verdadeira, é consciente e eterna, é plena e perfeita.
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