sábado, 17 de maio de 2014

A CABRA E O BURRO



(Esopo)


Alguém alimentava uma cabra e um burro. A cabra, com inveja do burro, porque ele era muito bem alimentado, aconselhou-o a que diminuísse o ritmo de trabalho, quer na hora moer, como na de carregar fardos, e também a simular ataques de epilepsia e cair em um buraco para descansar. O pobre burro confiou na cabra, caiu e começou a debater-se. O dono chamou o médico e pediu-lhe que socorresse o animal. Este lhe receitou uma infusão com o pulmão de uma cabra, que o burro ficaria bom. Sacrificaram então a cabra, e salvaram o burro.” (Esopo)

O mal nunca vence o bem, o plano maligno da cabra votou-se contra ela mesma sem que o burro tivesse quaisquer intenções de revidar a maldade que estava sendo feita contra ele.

O burro antes realizava bem seu trabalho, deu ouvidos a cabra para ganhar um longo descanso e acabou não se dando bem ao cair no buraco, ainda foi necessária a intervenção do veterinário e o sacrifício da cabra para salvá-lo de uma doença que não tinha.

O burro estava satisfeito com seu trabalho, mesmo assim, sua tolice o dominou ao dar ouvidos a cabra e enganar o dono que dele tanto gostava e nele acreditava.

A inveja da cabra era tão grande, que ela foi capaz e tentou destruir o burro, que caiu como um tolo em seu plano, mas, o mau se destrói por si só, o feitiço se voltou contra o feiticeiro e a vida da cabra foi ceifada para salvar o burro que nenhuma doença tinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário