segunda-feira, 5 de maio de 2014

SE A PRÓPRIA ALMA FOSSE A CAUSA DE FELICIDADE E SOFRIMENTO


(Srila Prabhupada – A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

na hy ātmano 'nyad yadi tan mṛṣā syāt
 
 
Se a própria alma fosse a causa de felicidade e sofrimento, então não poderíamos culpar os outros, já que felicidade e sofrimento seriam simplesmente a natureza da alma. De acordo com essa teoria, nada exceto a alma existe de fato, e se percebêssemos algo além da alma, isso seria ilusão. Portanto, visto que felicidade e sofrimento não existem de fato nessa concepção, por que se zangar consigo ou com os outros?” (Srila Prabhupada – A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Se a alma de cada ser responderia pelas felicidades que ele iria desfrutar e seria culpada pelos sofrimentos que ele iria passar, logo, nenhum outro ser poderia receber uma culpa por tais acontecimentos.

Mas, se, somente a alma existe e tudo além dela é ilusão, a felicidade e o sofrimento também seriam uma ilusão, não havendo motivou para alguém se culpar ou culpar as outras pessoas pelos seus sofrimentos.

O corpo só tem vida enquanto a alma está nele, porém, é a alma quem desfruta das felicidades e sofre no mundo material das ilusões. A alma é verdade e realidade por ser de origem divina e uma expansão de Deus, enquanto a matéria é ilusão e a consciência ainda não está elevada.

Quando a alma chega ao mundo espiritual, ela está livre das felicidades e sofrimentos que são abundantes no mundo material e criam um falso ego, uma crise de consciência, aprisionando a alma à matéria.

Quanto mais elevada a consciência da alma, mais ela quer servir a Deus, essa é a verdadeira felicidade, estar com o Senhor e a ele servir. Quando ela está em fase de aumento da conscientização, vai se desapegando da matéria e se autorealizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário