sexta-feira, 23 de maio de 2014

A MAGIA E A CIÊNCIA




A magia já foi interpretada por algumas pessoas como origem da ciência, ou um estágio inicial desta. O que faz o mago, assim como o cientista, é tentar descobrir um elo entre causa e efeito. De qualquer maneira, ele é forçado a fazer observações da natureza e a adotar processos empíricos de raciocínio. Sem dúvida, os magos já fizeram numerosas observações detalhadas sobre as relações naturais, e muitas das plantas e ervas usadas pelos curandeiros podem ser utilizadas também pela moderna ciência médica.” (Jostein Gaarder; Victor Hellern; Henry Notaker)

Existe um elo unindo a magia e a ciência, embora os magos e os cientistas não aceitem devido a cada um ter métodos e particularidades diferentes, porém, eles buscam chegar ao mesmo objetivo, ou seja, encontrar o elo entre causa e efeito.

Tanto o mago quanto o cientista são observadores da natureza e das relações entre as pessoas entre si e as pessoas e a natureza, esse é o ponto de partida da observação, aí começam os processos investigativos.

Seja por magia ou seja por ciência, ambos fazem experiências, muitas delas possuem o resultado comum apesar de terem passado por métodos empíricos diferenciados, mas que pretendem descobrir a cura.

Entre discussões, processos, forças, potências, elementos e rituais, os magos e os cientistas vivem a observar e a descobrir na natureza muitas causas e efeitos, esse elo entre a magia e a ciência existe há muito tempo e continuará a existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário