segunda-feira, 19 de maio de 2014

A RAPOSA COM A BARRIGA INCHADA



(Esopo)


Uma raposa faminta percebeu, dentro do buraco de um carvalho, pães e carnes lá deixados por pastores; entrou lá e comeu tudo. Mas como sua barriga ficasse inchada e a raposa não conseguisse sair do buraco, pôs-se a gemer e a lastimar-se. Ao ouvir seu pranto, outra raposa que passava por ali aproximou-se e perguntou a causa. Quando soube do problema, disse-lhe: “Ora, fica aí dentro pelo tempo necessário, até que voltes a ser como eras quando entraste e, então sairás sem problemas.” (Esopo)

A esperteza da raposa a fez pensar que estaria farta e realizada após comer os pães e carnes, ao invés de uma grande conquista, ela conseguiu ganhar um grande problema ao ficar presa dentro do buraco do carvalho.

Tudo na vida tem seu tempo, não adianta querer e lastimar-se por não conseguir o que ainda está por vir, é necessário saber esperar, ter tranquilidade e paciência até o momento chegar e a realização ocorrer.

O tempo pode resolver as coisas mais difíceis, pois, a dificuldade é imposta por nossa vontade de mandar no tempo e achar que tudo deve ocorrer de acordo com a nossa vontade e os nossos desejos.

Após ficar presa no carvalho, a raposa aprendeu que com calma e paciência, ela voltaria a ser o que ela era antes. Aprendeu também a controlar seu apetite, passa assim, comer e não mais ficar presa nos buracos dos carvalhos.

2 comentários: