sexta-feira, 30 de maio de 2014

A RAPOSA E O BODE




Uma raposa caiu em um poço e não conseguiu sair dali. Um bode, levado pela sede, aproximou-se do mesmo poço e, vendo a raposa, perguntou-lhe se a água estava boa. E ela, fingindo alegria em sua desgraça, teceu longo elogio à água, dizendo que estava excelente e o aconselhou a descer também. Dando ouvidos apenas ao próprio desejo, o bode desceu junto com a raposa e matou a sede, procurou saber com ela como sair. A raposa lhe disse que tinha uma idéia que poderia salvar os dois. “Apóia, pois, teus pés da frente contra a parede e inclina teus chifres. Eu subirei em teu dorso e te guindarei.” O bode se prestou de boa vontade à proposta dela, e a raposa, subindo pelas pernas dele, por seus ombros e seus chifres, atingiu a boca do poço, saltou para fora e se dispôs a ir embora. Como o bode a censurasse por não respeitar o acordo, a raposa voltou-se e disse ao bode: “Meu amigo, se tivesses tantas idéias como fios de barba no queixo, não terias descido sem antes verificar como sair”.” (Esopo)

O bode agiu sem pensar, foi movido pelo desejo e esquece-se de conhecer o local onde estava e como iria sair do poço.

O bode não conhecia a raposa, aceitou seu convite, não sabia que ela tinha um plano de levá-lo ao poço e deixá-lo abandonado.

Muitas pessoas fazem convites e dão conselhos a outros, não por bondade e por ajuda, mas com segundas intenções.

É importante ter cuidado com os convites e conselhos, saber quem é a outra pessoas e prever suas intenções.

Devemos ter o cuidado de saber onde estamos, quais as ações ali praticadas e as consequências de estar naquele lugar.

Não devemos agir por impulso e nem pelos nossos desejos, mas pela razão, pela verdade, com cuidado, prudência e sempre se prevenindo de situações desagradáveis que podem surgir ou ocorrer devido a estarmos no local errado e na hora errada.

Se pensamos antes de agir, estamos conhecendo as situações, podemos ter o domínio de algumas situações, a chance de escolher, a facilidade de sair de situações adversas e até de não cair nelas se tivermos o cuidado de pensar e observar o ambiente onde estamos ou iremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário