quinta-feira, 8 de março de 2012

AS COISAS INTELIGÍVEIS

“A partir desta “determinação espacial” da realidade (situada entre a intelecção absolutamente criadora do conhecimento de Deus, que pensa-o-ser, e a intelecção imitativa do homem, que se dirige, se orienta para o ser), estabelece-se a estrutura da realidade total: como estrutura articulada entre “Projetador” e “realização do projeto”.” (São Tomás de Aquino)

A realidade conhecida encontra-se entre o saber humano e o saber divino, o homem mede as coisas a partir do concreto e do abstrato, fazendo projeções futuras em alguns momentos de tentativa de prova do grande alcance do saber humano.

O conhecimento divino é a medida basilar, ele determina a verdadeira realidade, a partir dele o homem projeta as realidades sociais, que deveriam proporcionar um equilíbrio entre o físico e o metafísico, a realidade e a ilusão, a verdade e as suposições.

O conhecimento natural vem de Deus e o artificial vem do homem, Deus é o Supremo Creador e o homem um grande criador. Deus tem um projeto que é realizado a partir do mundo material onde os homens habitam.

O espírito se torna matéria, o projeto se concretiza, as leis são estabelecidas, mas nem sempre são cumpridas, causando um grande desequilíbrio na realidade vivida pelos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário