quinta-feira, 15 de março de 2012

FONTE DE BONDADE E VERDADE

“Praeterea, omnis bonitas creata, est a prima bonitate increata, quae est Deus. Ergo eadem ratione omnes alia veritas est a prima veritate, quae est Deus.

Praeterea, ratio veritatis completur in intellectu. Sed omnis intellectus est a Deo. Ergo omnis veritas est a Deo.

Toda bondade provém da bondade primeira que é Deus; portanto, pelo mesmo motivo, qualquer outra verdade provém da verdade primeira que é Deus.

A noção de verdade realiza-se completamente no intelecto, mas todo intelecto vem de deus; portanto toda verdade é Deus.” (São Tomás de Aquino)

Deus é a fonte de toda verdade e bondade, não existe amor maior que o seu, e não existe bondade maior que a sua e nem verdade maior que ele.

O homem foi creado por Deus para ser sua imagem e semelhança, o homem cria verdades através do seu intelecto, mas nem sempre são verdades.

O que vem de Deus é bom e é verdade, mas o que vem do homem pode não ser bom e nem ser verdade, pois ela é criada a parir de seu ponto de vista, de seus pré-conceitos, não é imparcial.

Quando o homem tenta adequar o humano ao divino ele busca a verdade, mas quando tenta adaptar o divino ao humano ele cria inverdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário