quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O OBSERVADOR

"A teoria representa apenas um mundo possível. Mas trata-se de saber o que há nela do mundo real. Para tanto é preciso fazer intervir o momento empírico, isto é, la mise à l'épreuve. Mas só podemos observar uma bem pequena parte do imenso oceano dos fatos, não tocamos o continuum real senão em alguns pontos. Buscamos precisamente saber se há ressonância entre a realidade e o nosso aparelho conceptual. Se verificamos uma tal ressonância, temos direito de pensar que há chances de nossa teoria ser correta, ao menos para um determinado domínio. Mas, evidentemente, isso não passa jamais de uma de uma presunção. Em todo caso, a teoria não é uma imagem do mundo, é apenas uma reconstrução conjetural da realidade." (J. Ladrière)

Antes de acreditarmos em uma teoria, devemos ao menos ter o cuidado de verificá-la na realidade, salvo se ela for um fenômeno inexplicável ou um verdadeiro milagre. Mas se a teoria existe diante de uma fácil observação, não podemos ficar acreditando em falsas realidades que são inventadas e fundamentadas em teorias. Pois, elas são advindas da realidade e não a realidade delas. Quando fazem presunções, elas são feitas a partir de elementos existentes ou que possuem certa capacidade de existirem, mesmo assim, se parte de um ponto fundamental e não de algo totalmente infundado ou abstrato diante de um existencialismo. Nota-se que muitas teorias são criadas e confirmadas em uma sociedade, pois, a população deixa de observar e passa a acreditar em afirmações soltas e desprendidas e por questões de obediência são absorvidas ao mesmo tempo em que são lançadas na realidade, mesmo sendo incompatíveis com ela.

O poder do observador faz com que ele enxergue a realidade e as presunções, seu conhecimento faz com que ele diferencia e verdade e a falsidade que são apresentadas a ele. Mesmo que venham fundamentadas em uma teoria, se suas ideias são falsas, ele logo vai perceber. Porque primeiro devemos ver a realidade que está ao nosso redor ou no local de analise, para depois verificar as teorias feitas a partir dela. Sendo assim, não cairemos em falsos absurdos teóricos inventados e soltos na sociedade para conquistar os cegos que enxergam ou não querem enxergar.

Pegar um pedaço de uma verdade, mudar a sua realidade, distorcendo para fundamentar um interesse de domínio de alguém, fazendo com que se acredite. Dessa maneira muitas inverdades se tornam verdades, pois muitos acreditam em falsas teorias que vão sendo inventadas. De maneira sedutora eles vão incutindo as pessoas, de tal maneira, que nem percebem que estão sendo enganados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário