domingo, 23 de outubro de 2011

CARTA A UM PROFESSOR

“Prezado Professor:

Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se mais humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis.
Ler, escrever e saber aritmética só são importantes
Se fizerem nossas crianças mais humanas.” (Texto encontrado após a Segunda Guerra Mundial, num campo de concentração nazista)

Educar é importante, mas não basta apenas educar, passar conhecimentos, cada pessoa possui sentimentos diversos. Como se fossem várias estrelas em uma constelação, cada uma com um tipo de brilho, umas mais frias e outras mais quentes, algumas grandes e outras pequenas.

Aqui todos nós deveríamos ser iguais, tratarmos o próximo com respeito, e se viemos do mesmo lugar, de uma essência divina, se somos energia, e devemos voltar à mesma essência, é injusto tratar os outros com indiferença e sentimentos de superioridade.

O sentimento humano é importante, saber viver em sociedade, uma vida em comum, com respeito e dignidade, não querendo extrapolar e abusar de seus direitos, reconhecendo que não se deve invadir o espaço do outro, sabendo reconhecer o seu papel e o seu lugar.

Se esse ensinamento for transmitido pelos mestres da vida, seus alunos serão mais humanos, e se mesmo assim eles não forem? Seus esforços nunca serão em vão, pois, sua parte foi feita, sua tentativa foi válida, seu exemplo foi dado a outros e seus aprendizes serão futuros humanos ao invés de monstros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário