quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O DIREITO MULTICULTURAL

“O nosso lugar é hoje um lugar multicultural, um lugar que exerce uma constante hermenêutica de suspeição contra supostos universalismos ou totalidades. (...) Este florescido nos estudos culturais, configurações transdisciplinares onde convergem as diferentes ciências sociais e os estudos literários e onde se tem produzido conhecimento crítico, feminista, anti-sexista, anti-racista, pós-colonial.” (Boaventura de Sousa Santos).

Hoje estamos em uma era de multiculturalismo, onde as barreiras foram vencidas e o conhecimento integrou as mais diversas culturas globais junto a evolução tecnológica mundial. O direito multicultural e as ciências que o estudam e o complementam, buscam uma transformação social diante da crise pós-moderna do direito e das sociedades globais.

Diante do paradoxo capitalismo/socialismo, a sociedade medieval foi sendo transformada em sociedade industrial, chegou-se a fase pós-industrial e hoje vivemos em uma sociedade de informação. A globalização superou o imperialismo e a modernização que em eras anteriores foram predominantes no controle e na transformação social. Rompendo os paradigmas que regiam a sociedade, a difusão cultural, os modos de governar. Com grande influência do princípio da solidariedade e buscando alternativas para superar a crise sócio-jurídica existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário