segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A DIVERSIDADE

“Existem outras culturas, outras civilizações, outros povos, outras religiões. Cada uma contribui com algo único para a experiência humana. Cada uma, de acordo com a sua perspectiva, foi a escolhida. Mas esta é a nossa. Esta é a nossa fé, o nosso povo, a nossa herança. Amando-os, eu aprendi a amar a humanidade em sua diversidade. Em paz comigo mesmo, estou em paz com o mundo.” (rabino Jonathan Sacks)

O diferente também há de ser amado e reconhecido, pois nossa realidade não é a única certeza, não é a perfeição total, é uma parte do todo, do bom, do importante, é uma contribuição de ontem, de hoje e do futuro.

As culturas contribuem com suas riquezas, antes era mais difícil de conhecer outras culturas, mas a partir da globalização essas distâncias entre as culturas e as barreiras foram sendo quebradas, dessa maneira ocorreu uma maior integração cultural.

O que é diferente e desconhecido passou de estranho para interessante, o que era parte da vida deles também pode ser parte da nossa vida, pois, servem para toda humanidade.

Não estamos sozinhos no mundo e nem na vida, o sol, nasce para todos, todos têm direito ao meio ambiente, se todos nasceram, tivemos o direito à vida e essa direito primordial e universal não pode ser retirado.

O respeito ao diferente deve existir, o que é bom deve ser preservado e promovido, devemos conhecer o que ainda é diferente e saber aproveitar sua riqueza cultural e seus preceitos universais, sabendo apreciá-los, dessa forma, passaremos a conhecer novas culturas e entender melhor o mundo e as relações.

O Deus que conhecemos não é nosso, nossa religião tem um Deus que é o mesmo de todas, e os nomes dele diferem e o modo de como nos relacionamos com ele. Embora existam muitas religiões existe um só Deus que creou tudo e todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário