terça-feira, 17 de maio de 2011

VALORES, OBJETOS E SIGNIFICADOS

"Psicogeneticamente, os valores parecem ser anteriores e mais fundamentais do que as coisas: começamos nossa vida adaptando-nos a um mundo cheio de significados, e somente muito mais tarde, sob a influência de certas considerações práticas e teóricas, alguns de nós aprendem a tratar certos objetos em certos momentos como se eles fossem destituídos de significado" (Florian Znaniecki)

Os valores acoplam-se a nossa vida, vão sendo eleitos pela pessoa e formando os seus modos avaliativos da sociedade. As pessoas adaptam-se as regras, e assim vão identificando-se com o certo e o errado, o justo e o injusto, o bem e o mal.

Os objetos dos significados vão sendo aceitos, mas nem sempre são compreendidos os significados, pois para entendê-los é necessário um conhecimento transcendental, que diametralmente cresce junto do sentimento humano e determina sua razão.

Com a razão humana unida ao transcendental, os objetos vão sendo absorvidos e os seus significados compreendidos, assim, o homem passa a compreender o mundo, a sua existência e o motivo do seu viver.

3 comentários:

  1. As pessoas adaptam-se as regras,mais neh sempre é o q gostariam,mais sob influencia da sociedade em q vivemos,algumas mudam de personalidade e assim vão identificando-se com o certo e o errado, o justo e o injusto, o bem e o mal.
    Onde o correto eh ter seu propio objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, o ideal seria que as pessoas cumprissem as leis ao invés de se adaptarem, de preferência as de Deus teríamos um mundo bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. O homem que não busca o conhecimento transcendental, vai preocupar-se em acumular os valores, que são características materiais.

    Para chegarmos a imortalidade e entrar no Reino de Deus, devemos purificar a nossa alma, para isso precisamos servir a ele, relizar sua vontade e deixar que ele se manifeste em nossa vida.

    ResponderExcluir