"O homem só, é um Deus ou um bruto." (Aristóteles)
O homem necessita relacionar-se com os outros, ele nasce com esse apego de ter sempre alguém ao seu lado. Assim ele troca experiências, observa comportamentos e desenvolve seu conhecimento prático.
Um homem isolado e aprofundando seu conhecimento corre um sério risco, passa a ser mais observador e a fazer suposições, pode sair completamente da realidade e começar a se achar um Deus, que tem conhecimento e é auto-suficiente em conseguir viver sozinho e isolado na maior parte do tempo. Pois, quando encontra outra pessoa começa logo a falar de suas idéias, faz pregações e profecias.
A solidão pode endurecer o coração humano, deixá-lo ignorante e bruto, sem amor para dar e receber, assim vai transformando seu comportamento e seu modo de vida, afastando-se e afastando as pessoas ao seu redor. E começa a deixar de apreciar os sabores da vida, as belezas naturais e artísticas e a vontade de viver em sociedade.
Será que nós damos a importância merecida ao diálogo? Tentando responder a esta pergunta, poderíamos pensar um pouco mais sobre nossas atitudes com relação ao nosso comportamento.
ResponderExcluirQual é nossa reação quando precisamos resolver alguma situação em uma relação de amizade, por exemplo? Será que nos expressamos de forma adequada? Será que sabemos a hora de falar e a hora de ouvir?
O diálogo é muito importante, é a principal fonte de inter-relação entre as pessoas, nossas atitudes e comportamentos classificam a nossa pessoa perante a sociedade.
ResponderExcluirDevemos tomar cuidado com as palavras, pois elas fazem amigos e ao mesmo tempo os separam, ou por nos expressamos de maneira equivocada ou por não sermos compreendidos pelo próximo. As palavras têm mais de um significado, e podem valorizar ou ferir. Escutar é sempre bom, os sábios escutam muito e falam menos.