segunda-feira, 30 de maio de 2011

O HOMEM É CAPAZ DE DESTRUIR

"Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele prado?
Tudo outra natureza tem tomado,
E em contemplá-lo, tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado;
Ali em vale um monte está mudado:
Quanto pode dos anos o progresso!

Árvores aqui vi tão florescentes,
Que faziam perpétua a primavera:
Nem troncos vejo agora decadentes.

Eu me engano: a região esta não era;
Mas que venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!" (Cláudio Manuel da Costa)

Quantas belas paisagens deixaram de existir? Fauna e flora extintas, a natureza vai se tornando restos e lixo.

O homem não se cansa de devastar, sua ganância pelo lucro supera a consciência de dar a oportunidade de a natureza ser preservada. Enquanto ele sobrevive sem ser afetado pelas reações que causa no meio ambiente, ele não dá a mínima atenção.

Por não se preocupar com o presente, também não passa por seu pensamento que a vida continua e virão novas gerações, que possuem o direito de ter acesso a um meio ambiente saudável e natural.

Homem sabe que pode destruir, sabe que sua natureza obsessiva e gananciosa é maléfica à natureza, que poderá alterar totalmente um cenário natural, vindo a impedir a continuidade da vida de muitas espécies que ali sempre sobreviveram, mas que agora tem seu espaço invadido e consumido pelo capital.

Caso um dia ele se arrependa do que fez, ele olhará, descobrirá que ali ele agiu, transformou uma existência que vivia em equilíbrio e harmomia. Mas ali ele pode também não mais voltar, e chegando a um local que também teve a bruta intervenção humana, lembrará de suas ações e das consequências das reações que foram desencadeadas após a falta da consciência de preservação ambiental.

7 comentários:

  1. Sim,e como é capaz!
    Creio eu q perderam o amor pela vida,pelo próximo...falta de deus no coração...ou sera tbm o prazer de destruir?de ver a queda?
    oq vc me diz?

    ResponderExcluir
  2. Muita gente se pergunta porque tanta desgraças acontecendo com relação ao meio ambiente?Mais não analisa de onde vem e pq ocorre!na maioria das vezes o proprio ser humano contribuiu,jogando lixo nas ruas,provocando desmatamento,onde deveria plantar para ajudar a natureza!Ter mais consciência de presenvação ambiental.

    Gostei da postagem!

    Te amo♥Bjn...

    Klene.

    ResponderExcluir
  3. Se o homem tivesse a consciência de preservação de um ambiente que foi creado para ele e toda a humanidade viver ele saberia preservar.
    Mas, se ele soubesse que Deus creou o planeta para que o homem nele habitasse e vivesse uma vida interagindo com todos os seres vivos, utilizando-se somente do que fosse necessário para viver ele também o preservaria e todos teriam a mesma oportunidade.
    Existem também os homens maldosos que tem prazer em destruir e os que amam lucrar passando por cima de tudo e de todos.

    ResponderExcluir
  4. Acreditemos que ainda há tempo, pois não é ainda a maioria que destrói, e sim a maioria que não despertou para fazer diferente,acordar de vez para essa ameaça.

    ResponderExcluir
  5. Se cada um fizer sua parte, ainda dá tempo de diminuir esta grade devastação. A conscientização da humanidade gera a preservação do meio ambiente. A união faz a força, e se cada um faz sem esperar que o outro faça já é um grande começo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo!
    Cada um fazendo sua parte já é uma grande ajuda.
    Parabéns pelo texto e por seus nobres pensamentos.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, essa iniciativa individual é importante e já é um exemplo para que os outros observem e sigam.

    ResponderExcluir