sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CONHECE-TE A TI MESMO


“Durante o período pré-histórico, o período mais longo da história da humanidade, o valor ou não valor de um ato deduzia-se das suas consequências. O ato em si interessava tão pouco como a sua origem. No entanto, mais ou menos do mesmo modo que ainda hoje, na China, qualquer distinção ou vergonha do filho se reflete nos pais, era também o efeito retroativo do êxito ou insucesso que fazia o homem pensar bem ou mal de uma ação. A este período, chamemos de período pré-moral da humanidade. Por essa época, ainda era desconhecido o imperativo “conhece-te a ti mesmo!” (Friedrich Wilhelm Nietzsche)

As pessoas não eram conhecidas, mas a elas eram imputados atos e fatos cometidos por terceiros, a culpa era familiar e suas consequências também.

O bom ato gerava elogios tanto a quem cometeu quanto aos seus familiares, do mesmo modo que os atos de vergonha e maldade também eram imputados a todos, a pessoa em si continuava sendo desconhecida.

No período da pré-moral, os valores eram bem extensos, pois eles não ficavam restritos a pessoa analisada, pois, também eram julgados os seus familiares, amigos e quem estivesse ao seu redor, o “diga quem são e direi quem tu és” prevalecia, a pessoa individualmente continuava desconhecida.

Finalmente a pessoa passou a ser conhecida como ser humano, cidadão, as ações e atitudes de uma pessoa deixou de ser transferida para os demais, pois, os fatos foram individualizados e as responsabilidades passaram a ser atribuídas a quem deixou de cumprir com suas obrigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário