domingo, 20 de janeiro de 2013

ACYUTA E CYUTA


“Acyuta refere-se àquele que não cai por nunca ser influenciado pelos modos da natureza material. Ao cair de sua posição original ao mundo material, a entidade viva torna-se cyuta, o que significa que ela se esquece de sua relação com Acyuta. Na verdade, toda a entidade viva é parte integrante, ou filha, da Suprema Personalidade de Deus. Ao ser influenciada pelos modos da natureza material, a entidade viva se esquece desta relação e pensa em termos de diferentes espécies de vida; porém, quando volta novamente à sua consciência original, ela não observa tais designações corpóreas.”
(Srila Prabhupada – A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Quando somos Acyuta não sofremos as influências da natureza material, pois, estamos no plano espiritual junto da Suprema Personalidade de Deus, em plenitude de amor, perfeição e serviço devocional.

Quando nos tornamos cyuta sofremos todas as influências da natureza material e passamos a viver no mundo material como seres vivos, com a chama de Deus dentro de nossos corpos representando a alma que nos torna vivos.

Acyuta possui a plena consciência de vida, amor e serviço devocional a Deus, suas ações são além da bondade, ou seja, transcendentes a ela, não existindo espaço para as paixões e ignorâncias.

Cyuta perde a consciência do amor e do serviço devocional ao Senhor, perdendo também a noção e o conhecimento de sua origem espiritual, passando a aprender a vida sob as influências da natureza material, vivendo num mundo entre bondades, paixões e ignorâncias.

Enquanto as Acyutas vivem para o espírito e para o serviço devocional ao Senhor, as cyutas vivem para o corpo e os desfrutes ilusórios do mundo material.

Quando as cyutas retomam sua consciência original, elas passam a viver para Deus mesmo estando no mundo material, vão substituindo os desejos materiais corpóreos pelos desejos espirituais do amor a Deus e o serviço devocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário