domingo, 7 de abril de 2013

A BOA-FÉ



André Comte-Sponville


“O que é a boa-fé? É um fato, que é psicológico, e uma virtude, que é moral. Como fato, é a conformidade dos atos e das palavras com a vida interior, ou desta consigo mesma. Como virtude, é o amor ou o respeito à verdade, e a única fé que vale.” (André Comte-Sponville)

A boa fé não é a certeza e nem a verdade, é a atitude de agir com bondade, com a verdade acreditada, é agir sem maldade mesmo estando errado, um erro justificado pelo desconhecimento ou pela inocência.

Quem age de boa-fé pode estar enganado e pensar que aquele ato é correto e verdadeiro, quando for descoberta a verdade, a pessoa justificará sua atitude e descobrirá que fora enganada ou agia pensando que estava correta, mas sua ação errônea era sem maldade.

Quem está de boa-fé age com sinceridade, acredita em uma verdade, que naquele momento aparenta ser autêntica. Por isso, ao invés de ser absoluta, a boa-fé é relativa, estando certa ou não, ela é moralmente aceita devido à pessoa ter o desejo e o esforço de agir com a verdade e a bondade.

Quem age de boa-fé e está cometendo erros, tem a humildade de reconhecer suas atitudes quando descobre a verdadeira verdade. A pessoa reflete e explica a razão de ter agido e o que pensava naquele momento.

A boa fé respeita a moral e a dignidade, procura o bem-estar e revela a verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário