terça-feira, 30 de outubro de 2012

QUATRO FONTES DA HONESTIDADE


“Há quatro fontes de onde decorrem tudo o que é honesto. A honestidade consiste em descobrir a verdade pela astúcia do espírito, ou em manter a sociedade humana dando a cada um o que é seu e observando fielmente as convenções; encontra-se, ainda, ou na nobreza e força da alma idômita e inquebrantável ou nessa ordem e medida perfeita das palavras e ações, resultando daí a moderação e o comedimento.” (Cícero)

As fontes da honestidade vão influenciar nos comportamentos e decisões da humanidade, que poderá agir e pensar de forma honesta.

A honestidade não é apenas com o próximo e com a sociedade, mas também é necessário ser honesto consigo mesmo e ter uma consciência limpa e saudável.

Através da honestidade o homem pode buscar a verdade, pois as fontes do honesto podem ser aplicadas para essa busca do expressar do espírito do homem honesto.

A honestidade gera dignidade e respeito, um homem honesto desenvolve a sabedoria da verdade, vai percebendo o que há de certo e errado na vida, porém, escolhe os caminhos que estejam de acordo com a honestidade, a bondade, a verdade e a dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário