quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O SER VIVO CONDICIONADO

“Todo ser vivo condicionado é dotado de quatro princípios de maus hábitos, a saber: erros, insanidade, incapacidade e trapaça. Esses são sinais de imperfeição, e entre os quatro, a propensão a enganar os outros é a mais proeminente. E essa propensão a enganar existe nas almas condicionadas porque as almas condicionadas estão primariamente no mundo material imbuídas de um desejo antinatural de assenhorear-se do mundo material.” (A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

As relações e tratos ordinários estão poluídas pelo materialismo, podendo estar inconscientes, apaixonados ou ignorantes nos momentos de se relacionarem.

Quando o ser vivo está puro, ele vive livre das condições das leis materiais, ele vive na bondade e na consciência de Deus.

Quando o ser vivo está condicionado, ele nunca está satisfeito, pois a satisfação vem da devoção ao Senhor, que é obtida com a liberação das condições materiais.

O motivo da falta de harmonia nas relações humanas é a insatisfação na vida material, o mundo de hipocrisia humana apenas é anulado com o serviço devocional.

O homem que decide viver condicionado à matéria estará na eterna imperfeição, já o que vive servindo ao Senhor estará a caminho da perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário