domingo, 15 de janeiro de 2012

A ENERGIA ILUSÓRIA

“A energia ilusória, ou a natureza material, pode atuar sobre os seres vivos proporcionalmente, em termos da queda dos seres vivos como vítimas da atração ilusória de maya. As mariposas são cativadas pelo deslumbrante brilho da luz, e assim elas tornam-se vítimas do fogo. Analogamente, a energia ilusória está sempre cativando as almas condicionadas a tornarem-se vítimas do fogo da ilusão, e as escrituras védicas aconselham as almas a não se tornarem vítimas da ilusão, mas a escapar dela. Os Vedas orientam-nos a evitar a escuridão da ignorância mas seguir o caminho progressivo da luz.” (A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

A energia ilusória atua sobre o ser vivo e é capaz de dominá-lo quando ele se deslumbra no fogo da ilusão, maya consegue aprisioná-lo.

Quando o homem segue o caminho da escuridão, ele vai se afastando do Senhor e alimentando-se com energia material, vai apagando a chama espiritual que nasce junto com ele, e que se expande quando ele se alimenta de energia espiritual.

Quando o homem se rende completamente ao Senhor, ele aprende a escapar das garras da ilusão e vai se libertando das condições materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário