terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A COMPREENSÃO DA VERDADE ABSOLUTA PELA BONDADE

“A lenha vem de uma transformação da terra, mas a fumaça é melhor que a madeira bruta. E o fogo é ainda melhor, pois através do fogo podemos obter os benefícios de conhecimento superior [através de sacrifícios védicos]. Analogamente, a paixão [rajas] é melhor que a ignorância [tamas], mas a bondade [sattva] é melhor ainda, porque pela bondade pode-se compreender a Verdade Absoluta.” (A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Os sacrifícios trazem conhecimento ao homem, que vai mudando sua forma de ver a realidade material, por meio da observação das reações advindas de seu sacrifício.

A ignorância afasta o homem do que é bom e correto, pois, ele pensa de forma diferente e acha que o errado pode ser certo, tendo ele ou não conhecimento do certo ele está em erro.

As paixões podem ser momentâneas ou permanentes, se passam e o homem aprende com elas ele cresce, mas se fica apegado, ele ficará inerte ou irá regredir, pois será escravo das paixões.

Pela bondade o homem enxerga Deus, o fato de agir com bondade evita que sacrifícios desnecessários existam, dessa forma, as reações também serão boas e ninguém será prejudicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário