domingo, 7 de julho de 2013

QUEM VIVE POSSUI UMA FILOSOFIA DE VIDA




Consciente ou inconsciente, explícita ou implicitamente, quem vive possui uma filosofia de vida, uma concepção do mundo. Esta concepção pode estar pouco manifestada. Em geral ela se aninha nas estruturas inconscientes da mente. De lá comanda a vida, dirige-lhe assim filosofia. O campônio, operário, o técnico, o artista, o jovem, o velho vivem todos de uma concepção do mundo. Agem e se comportam de acordo com uma significação que emprestam à vida. Nesse sentido pode-se dizer que todo homem é filósofo.” (Arcângelo R. Buzzi)

Todos possuem uma filosofia de vida, basta existir a vida, assim cada um terá seu próprio estilo ou seguirá estilos de outros.

Quem vive uma vida consciente, perceberá que existem muitas filosofias de vida semelhantes a sua, essas características são universais e aceitas pela maioria.

Quem vive uma vida inconsciente, também encontrará filosofias de vida semelhantes a sua, porém, verá que seu estilo sempre é reprovado pelos conscientes.

Alguns gostam de explicitar seu estilo de vida, já outros preferem viver de forma implícita, de uma maneira de outra, este estilo não fica oculto, por mais implícito que seja, é percebido.

Filósofos não são apenas os que vivem de pensamentos, reflexões e observações, pois, a expressão é ampla e também inclui todos os viventes e suas filosofias de vida.

Alguns vivem uma vida agitada, outros uma vida mais calma, não importa quem seja o vivente, todos os estilo de vida são importantes, pois formam a sociedade.

Com essas diferentes características dos viventes, as culturas são formadas, unidas formam a história, assim se descobrem as semelhanças e diferenças das filosofias de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário