quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O SENTIDO DAS PALAVRAS


“Se vos parecer que o que vos digo é verdadeiro, então vos manifestareis de acordo comigo; e, se não, apresentai contra as minhas as vossas razões. E estejais atentos, a fim de que o zelo que porei na minha demonstração não nos engane a todos, e que eu não parta daqui deixando em vós, como fazem as abelhas, o ferrão!” (Platão)

As palavras podem ter vários sentidos, de forma sedutora, elas convencem as pessoas.

Quem expressa às palavras lhes dá um sentido e pode alterar sua essência para que ela engane as pessoas de forma que passe praticamente despercebida e de forma inquestionável.

Quando as palavras são aceitas e não questionadas, as razões da argumentação prevalecem, porém, sempre existirá alguém para questionar tais razões e apresentará suas contrarrazões e antíteses á aquela tese.

Quando as palavras têm o intuito e o sentido de domínio, elas expressam que têm de ser aceitas de forma integral e inquestionável, isso pode ser muito perigoso quando não se conhece o intuito e o sentido das palavras.

As palavras podem vir e ir, mas também vir e deixar marcas, e até o próprio ferrão encravado na pessoa, o objetivo foi alcançado, deixar o ferrão e se evadir para seduzir outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário