sábado, 17 de novembro de 2012

GONZAGA DE PAI PRA FILHO






SINOPSE: “Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.” (http://globofilmes.globo.com/GonzagaDePaiParaFilho/)

Mais uma produção do Cinema Brasileiro, homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga, mas também tirando muitas dúvidas existentes sobre a relação entre ele e seu filho Gonzaguinha.

Uma mistura de história, música, força de vontade, amor, felicidade, revolta, humildade e incertezas.

Luiz Gonzaga decidiu ganhar a vida sozinho, buscar um futuro melhor para si e seus familiares, ele tinha esperança que conseguiria, de coração partido por estar longe de seu amor que foi impedido de ser correspondido ele pelo mundo se aventurou.

Com alegria ele levava a vida, nunca se afastando da música, a ninguém queria fazer mal, apenas queria viver e depois voltar para reencontrar seus familiares no sertão.

Vivendo no exército tocava músicas estrangeiras e chegou a esquecer da música de suas raízes, mas ela estava guardada em sua memória e ao tocar sua sanfona e relembrar da primeira vez que tocou para uma grande quantidade de gente, batendo com os pés no chão e dando passinhos ele lembrou o vira e mexe e começou a tocar baião.

Encontrou mais um amor em sua vida, Odaleia, ela que seria a mãe de seu primeiro filho Luiz Gonzaga Júnior para ter sorte na vida. Um amor que fora correspondido, mas era conturbado e não chegou a ser duradouro, mas lhe deu um filho amado e a ela prometeu que a seu filho não faltaria nada, e nas suas condições ele cumpriu com a promessa feita, Luiz Gonzaga era homem de palavra, cumpria o que dizia.

Com a enfermidade de sua amada Odaleia, Luiz Gonzaga deixa Gonzaguinha aos cuidados do casal de amigos Xavier e Dina, que aceitaram cuidar do menino enquanto Luiz Gonzaga saia em mais uma turnê.

Com a morte de Odaleia e a distância de Luiz Gonzaga, Gonzaguinha ia crescendo e sentindo a falta dos pais, ele tinha um pai que era preocupado e não deixava nada faltar a ele, mas era ausente devido a trabalhar no meio musical e viver em turnê a fazer shows e animar as pessoas com seu jeito simples e sua música que a todos fazia dançar.

Gonzaguinha não conhecia o pai, mas admirava Luiz Gonzaga o Rei do Baião, apesar de sua dor amava e queria conhecer seu pai. Quando voltou a Exu, sua terra natal, Luiz Gonzaga levou alegria a seus pais, familiares e amigos, que ainda não conheciam e sentiram a falta de Gonzaguinha, pois queriam conhecê-lo. Demonstrou seu respeito ao pai Januário e levou a mensagem e as vestes do sertanejo, agora todo caracterizado ele ecoava a voz do sertão pelos cantos do Brasil.

Luiz Gonzaga teve mais um grande amor em sua vida, Helena, com quem se casou, e comprou uma bela casa, onde ali reuniu sua família, trouxe seu filho Gonzaguinha e seus pais Januário e Santana, ali os deixou e continuou a tocar em turnê pelo sertão. Helena amava Luiz Gonzaga, mas não se dava bem com Januário, Santana e Gonzaguinha, quando o Rei do Baião chega de viagem encontra apenas Helena com uma falsa barriga e a tristeza de seus familiares terem partido. Depois teve uma filha com Helena.

Gonzaguinha pensa ainda mais que é esquecido e abandonado pelo pai, isso aumenta sua revolta e ele começa a buscar caminhos que não lhe dariam um futuro promissor. Seu pai mais uma vez vai a busca dele e o interna no melhor colégio da cidade, em regime de internato, preocupado com o futuro do filho, pois, ele queria ver um anel de doutor no dedo do neto de Januário, Gonzaguinha passou 10 anos no colégio e pegou tuberculose, doença que já provocara o óbito de sua mãe Odileia. Luiz Gonzaga vai à procura do filho e mais uma vez o deixa aos cuidados de Xavier e Dina. Após estar curado da tuberculose, Gonzaguinha vai conhecer seu pai Luiz Gonzaga, já sabia que o pai se preocupava com ele, embora estivesse ausente na maior parte do tempo, Gonzaguinha já exibia seus dons com a música popular brasileira, um estilo diverso do que era tocado pelo pai, pois, não nascera no sertão nordestino, viveu a vida carioca do Morro de são Carlos, também tendo ideias políticas diferentes da de seu pai.

Os dois não conseguiram residir abaixo do mesmo teto, brigaram e Gonzaguinha vai levar a vida sozinho, se forma em Economia, mas nunca chega a exercer a profissão, faz sucesso com a música enquanto a carreira de seu pai tem um declínio. Recebe a visita de Helena, a madrasta que o maltratara na infância e dele não gostava, já não mais vivia com seu pai e explicou a situação financeira dele, Gonzaguinha decide ajuda-lo e vai à procura do pai em Exu, terra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião.

Foi nessa viagem que Gonzaguinha realmente conheceu seu pai, com a ajuda da fiel Priscila, ali demonstrou o quanto o amava apesar de toda revolta que sentia, descobriu o quanto o pai se preocupava com ele, apesar de ser um pai troncho, sempre cuidou para que nada lhe faltasse e para que ele tivesse uma vida melhor que a sua e não sofresse com o preconceito de ser um sertanejo que não sabia ler e escrever, além de vir de uma família humilde e com poucas condições financeiras.

Pai e filho fazem sucesso juntos e sobre pela primeira vez ao palco até que a morte os separou, Gonzaguinha ficou cuidando da obra do seu pai, mas pouco tempo depois abandonou este mundo, e como seu pai, também se tornou imortal na música e na cultura brasileira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário