sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NADA É SUPÉRFLUO NA NATUREZA


“Nada é supérfluo na natureza.” (Averróis)

A natureza é obra de Deus, foi creada com perfeição, tudo na medida certa.

O homem vive a consumir a natureza, proporcionando o desequilíbrio ambiental, pois, se tudo está na medida certa e algo passa a faltar, mudanças vão ocorrer.

O que é fundamental passa a ser reduzido e as consequências são os aumentos de seres vivos que por conta do desequilíbrio e falta de alimento, vão consumir mais e buscar outras maneiras de sobrevivência.

A natureza é viva, é forte, mesmo diante dos maus tratos provocados pelos homens ela sobrevive, ela se regenera e continua a crescer.

Ao invés de destruir, o homem deve cuidar e preservar a natureza, saber conviver com ela, pois assim, ele só tem a ganhar e nada a perder.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A FLOR QUE SURGE ENTRE AS RUÍNAS


“Entre as ruínas sempre poderá nascer uma flor. A felicidade cresce e frutifica quando acreditamos no amor.” (Roque Schneider)

O amor é fonte de energia, desejo, esperança, fé, felicidade, alegria, harmonia, paz.

O amor pode provocar grandes mudanças, clarear ideias, fazer o homem amadurecer, colorir o incolor, iluminar a escuridão, reacender as chamas apagadas.

Em meio às ruínas e lugares tristes, pode surgir uma flor, que dará cor e alegria aquele local, uma prova de que sempre existe esperança, sempre há uma chance, que nem tudo está perdido.

Quando acreditamos no amor podemos ser felizes, com fé e esperança ele proporcionará o surgimento de várias flores que perfumarão e expressarão o amor.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

POSITIVISMO E ESPERANÇA


“Vamos dar espaço para o dia positivo, porque é um novo dia, um novo tempo e é um novo sentimento.” (Bob Marley)

De nada adianta ficar triste quando se pode começar um dia sorrindo, deixando para trás os sentimentos e pensamentos negativos e dando lugar a um dia positivo.

Cada dia é um novo dia, novas oportunidades surgem, novas pessoas se conhecem, ainda é tempo de mudar, abandonar o que nos aprisiona e cada vez mais se elevar e crescer.

O tempo passa, o ser humano vai crescendo e conhecendo um pouco dessa vida passageira, onde algumas coisas são certas e outras incertas.

Os sentimentos humanos vão mudando de acordo com as fases da vida e também de acordo com os acontecimentos que vão provocando mudanças na vida de cada um.

É importante ser positivo, acreditar no melhor, ter esperança e fé.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O CORAÇÃO


“Não, filhos meus (deixai-me experimentar, uma vez que seja, convosco, este suavíssimo nome); não: o coração não é tão frívolo, tão exterior, tão carnal, quanto se cuida. Há, nele, mais que um assombro fisiológico: um prodígio moral. É o órgão da fé, o órgão da esperança, órgão do ideal. Vê, por isso, com os olhos d’alma, o que não vêem os do corpo. Vê ao longe, vê em ausência, vê no invisível, e até no infinito vê. Onde para o cérebro de ver, outorgou-lhe o Senhor que ainda veja; e não se sabe até onde. Até onde chegam as vibrações do sentimento, até onde se perdem os surtos da poesia, até onde se somem os vôos da crença; até Deus mesmo, inviso como os panoramas íntimos do coração, mas presente ao céu e à terra, a todos nós presente, enquanto nos palpite, incorrupto, no seio, o músculo da vida e da nobreza e da bondade humana.” (Rui Barbosa)

Nosso coração é um órgão vital, bombeia o nosso sangue, seus batimentos demonstram nossa vida carnal.

Mas existem os sentimentos do coração, ele induz os pensamentos do homem, exterioriza o seu interior nas ações e pensamentos humanos.

O coração está ligado à visão, modo de como o homem vê as coisas visíveis e até invisíveis aos seus olhos, mas sentidas pelo coração que o ensina a crer que existe.

O coração do homem sente a presença de Deus, se ele anda de acordo com a alma e a razão, o homem terá bons atos, será um homem de bom coração. Mas, se o coração dele não for bom, sua consciência irá ficar lhe martelando constantemente, pois o homem nasce para ter uma boa natureza.

O homem de bom coração tem fé em Deus e crê em sua existência, sabe reconhecer que ele está em todos os lugares e sabe de todas as coisas com perfeição.

O coração humano age do finito ao infinito, seus sentimentos possuem um grande potencial.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O DIA E A NOITE


“Há quem se entristeça ao pensar que o dia fica preso entre duas noites. Mas há quem se alegra pensando... que a noite é um repouso entre dois lindos dias.” (Autor Desconhecido)

Muitos homens não aproveitam o tempo e ficam amarrados entre o dia e a noite.

Alguns acham que só vivem de dia e se entristecem quando chega à noite.

Outros curtem a noite e passam o dia dormindo.

Podemos apreciar o dia e a noite, ver as belezas de cada um e aproveitá-los de várias formas.

O dia e a noite são belos, o homem foi creado para viver no mundo e tanto no dia quanto na noite, de acordo com as necessidades será determinado o modo de aproveitar durante a maior parte do tempo cada momento.

Durante o dia o sol está raiando, o calor aquece o homem, a natureza e as coisas estão visíveis, é o momento onde encontramos um maior fluxo de pessoas.

A noite é mais fria, escura, calma, muitas pessoas aproveitam para descansar até a chegada de um novo amanhecer, mas seus apreciadores também estão acordados ao luar e observando as estrelas.

A calma e a agitação ocorrem tanto de dia quanto de noite, depende do modo de vida de cada um ou do lugar onde a pessoa esteja.

Cada vez que o dia amanhece e em cada alvorecer há sempre a esperança de um dia melhor e entre eles o homem precisa viver com alegria e aproveitar os momentos oportunos e belos do dia e da noite.

domingo, 25 de novembro de 2012

PESSIMISMO E OTIMISMO


“O pessimista senta-se e lastima, o otimista levanta-se e age.” (Autor Desconhecido)

Enquanto o pessimista fica parado e se lamentando, o otimista se levanta e segue o caminho.

O pessimista desiste e coloca a culpa nos outros, o otimista não desiste e reconhece seus erros.

O pessimista não confia em si mesmo e fica procurando motivos para justificar sua insegurança, o otimista confia em si e tem fé em Deus que é sua fonte de confiança e esperança de conseguir seus objetivos.

O pessimista foca parado e regride, o otimista é dinâmico e cresce cada vez mais.

O pessimista não quer enfrentar desafios, o otimista enfrenta os desafios e com eles aprende e cresce.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A VITALIDADE


“A vitalidade se revela não apenas na capacidade de persistir, mas também na de começar tudo de novo.” (Autor Desconhecido)

A persistência é sinal de vitalidade, a busca de realizações em meios a terras áridas e sombrias.

A capacidade de persistir mostra que o homem chega a ser incansável e invencível em alguns momentos, uma demonstração de sua vitalidade.

A vitalidade não vem somente da força física ou de vontade, mas também da capacidade de começar tudo de novo, se algo faltou ou deu errado, é hora de recomeçar, e é preciso ter forças nesses momentos e demonstrar vitalidade na hora de prosseguir com seus objetivos.

O homem que está em comunhão com Deus sempre tem vitalidade, ele é paciente, manso e prudente, persistente e perseverante, sabe que enfrentará desafios, mas possui uma força vital e a fé de não desistir, a esperança de conseguir e de ver seu sonho se realizar.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O SENTIDO DAS PALAVRAS


“Se vos parecer que o que vos digo é verdadeiro, então vos manifestareis de acordo comigo; e, se não, apresentai contra as minhas as vossas razões. E estejais atentos, a fim de que o zelo que porei na minha demonstração não nos engane a todos, e que eu não parta daqui deixando em vós, como fazem as abelhas, o ferrão!” (Platão)

As palavras podem ter vários sentidos, de forma sedutora, elas convencem as pessoas.

Quem expressa às palavras lhes dá um sentido e pode alterar sua essência para que ela engane as pessoas de forma que passe praticamente despercebida e de forma inquestionável.

Quando as palavras são aceitas e não questionadas, as razões da argumentação prevalecem, porém, sempre existirá alguém para questionar tais razões e apresentará suas contrarrazões e antíteses á aquela tese.

Quando as palavras têm o intuito e o sentido de domínio, elas expressam que têm de ser aceitas de forma integral e inquestionável, isso pode ser muito perigoso quando não se conhece o intuito e o sentido das palavras.

As palavras podem vir e ir, mas também vir e deixar marcas, e até o próprio ferrão encravado na pessoa, o objetivo foi alcançado, deixar o ferrão e se evadir para seduzir outras pessoas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

MUDANÇAS DURANTE A VIDA


“Do que serviria a vida se não fosse para corrigir os erros, vencer os preconceitos e a cada dia alegrar nosso coração e nossos pensamentos.” (Roman Roland)

Durante a vida o homem pode mudar, ele é capaz disso, ter novos pensamentos, atitudes, deixar de cometer erros desnecessários.

Quando o homem passa a errar menos, ele fica mais consciente, anda e pensa com retidão, antes de tomar uma atitude ele vê as causas e consequências que decorrerão ou poderão decorrer de seus atos.

Os homens preconceituosos podem mudar de pensamentos, pois, essas ideias que eles possuem e divulgam ferem pessoas, promovem os maus-tratos e o desrespeito, atacam e invadem direitos e vidas alheias. Mas, ele não precisa ser eternamente assim, pode mudar e abandonar esses preconceitos que impedem deles serem cidadãos melhores e de respeitarem o próximo e as outras formas de pensamento e expressão.

Quando o homem muda para melhor, ele passa a ser mais feliz e viver mais feliz consigo e com o próximo.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

FORMANDO REDEMOINHOS



“Do mesmo modo que um córrego não forma redemoinhos a não ser quando encontra obstáculos, assim também acontece com a natureza humana e animal: nada notamos e apreendemos corretamente quando tudo se passa em conformidade com nossa vontade, e vice-versa. Tudo que se opõe à nossa vontade nos é desagradável e dolorido, e então percebemos direta, imediata e bem claramente. Assim como não sentimos a saúde de todo nosso corpo, mas tão somente o ponto onde o sapato aperta, igualmente não pensamos na totalidade de nossos interesses, que se nos apresentam de forma inteiramente satisfatória, mas nos aborrecemos com a menor bagatela que aparece. É aí que se encontra o fundamento da negatividade da felicidade e do bem-estar, que tantas vezes fiz ressaltar, em oposição à positividade da dor.” (Arthur Schopenhauer)

Muitas pessoas formam redemoinhos em águas calmas, tudo isso porque sua vontade não prevaleceu e não pela normalidade da realidade.

É necessário ter calma, paciência e consciência, evitando tumultos desnecessários diante de situações desagradáveis a nossa vontade e que não são ensejadoras desses comportamentos, pensamentos e atitudes.

A consciência de evitar a formação de redemoinhos proporciona o bem-estar humano, que viverá na calma, paciência e mansidão.

Com esse bem-estar são evitados os sofrimentos desnecessários, os aborrecimentos e os sentimentos de egoísmo e poder que não engrandecem o homem e nada a eles acrescenta se ele não mudar de pensamento, comportamento e atitude.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

AGRADECENDO O MOMENTO


“A melhor maneira de agradecer por um belo momento é desfrutá-lo plenamente.” (Richard Bach)

Vivemos uma vida passageira, passamos por muitos momentos, bons, difíceis, angustiosos, alegres, felizes, tristes, vivemos em mutação.

Devemos agradecer a Deus pelos bons momentos da nossa vida, mas não vivemos dele, pois quando os momentos forem difíceis devemos pedir forças para superá-los e agradecermos por termos superado esses momentos.

Quando estivermos em um bom momento, devemos desfrutá-lo plenamente e dar graças a Deus por ele, essa é uma bonita e humilde forma de agradecimento.

sábado, 17 de novembro de 2012

GONZAGA DE PAI PRA FILHO






SINOPSE: “Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.” (http://globofilmes.globo.com/GonzagaDePaiParaFilho/)

Mais uma produção do Cinema Brasileiro, homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga, mas também tirando muitas dúvidas existentes sobre a relação entre ele e seu filho Gonzaguinha.

Uma mistura de história, música, força de vontade, amor, felicidade, revolta, humildade e incertezas.

Luiz Gonzaga decidiu ganhar a vida sozinho, buscar um futuro melhor para si e seus familiares, ele tinha esperança que conseguiria, de coração partido por estar longe de seu amor que foi impedido de ser correspondido ele pelo mundo se aventurou.

Com alegria ele levava a vida, nunca se afastando da música, a ninguém queria fazer mal, apenas queria viver e depois voltar para reencontrar seus familiares no sertão.

Vivendo no exército tocava músicas estrangeiras e chegou a esquecer da música de suas raízes, mas ela estava guardada em sua memória e ao tocar sua sanfona e relembrar da primeira vez que tocou para uma grande quantidade de gente, batendo com os pés no chão e dando passinhos ele lembrou o vira e mexe e começou a tocar baião.

Encontrou mais um amor em sua vida, Odaleia, ela que seria a mãe de seu primeiro filho Luiz Gonzaga Júnior para ter sorte na vida. Um amor que fora correspondido, mas era conturbado e não chegou a ser duradouro, mas lhe deu um filho amado e a ela prometeu que a seu filho não faltaria nada, e nas suas condições ele cumpriu com a promessa feita, Luiz Gonzaga era homem de palavra, cumpria o que dizia.

Com a enfermidade de sua amada Odaleia, Luiz Gonzaga deixa Gonzaguinha aos cuidados do casal de amigos Xavier e Dina, que aceitaram cuidar do menino enquanto Luiz Gonzaga saia em mais uma turnê.

Com a morte de Odaleia e a distância de Luiz Gonzaga, Gonzaguinha ia crescendo e sentindo a falta dos pais, ele tinha um pai que era preocupado e não deixava nada faltar a ele, mas era ausente devido a trabalhar no meio musical e viver em turnê a fazer shows e animar as pessoas com seu jeito simples e sua música que a todos fazia dançar.

Gonzaguinha não conhecia o pai, mas admirava Luiz Gonzaga o Rei do Baião, apesar de sua dor amava e queria conhecer seu pai. Quando voltou a Exu, sua terra natal, Luiz Gonzaga levou alegria a seus pais, familiares e amigos, que ainda não conheciam e sentiram a falta de Gonzaguinha, pois queriam conhecê-lo. Demonstrou seu respeito ao pai Januário e levou a mensagem e as vestes do sertanejo, agora todo caracterizado ele ecoava a voz do sertão pelos cantos do Brasil.

Luiz Gonzaga teve mais um grande amor em sua vida, Helena, com quem se casou, e comprou uma bela casa, onde ali reuniu sua família, trouxe seu filho Gonzaguinha e seus pais Januário e Santana, ali os deixou e continuou a tocar em turnê pelo sertão. Helena amava Luiz Gonzaga, mas não se dava bem com Januário, Santana e Gonzaguinha, quando o Rei do Baião chega de viagem encontra apenas Helena com uma falsa barriga e a tristeza de seus familiares terem partido. Depois teve uma filha com Helena.

Gonzaguinha pensa ainda mais que é esquecido e abandonado pelo pai, isso aumenta sua revolta e ele começa a buscar caminhos que não lhe dariam um futuro promissor. Seu pai mais uma vez vai a busca dele e o interna no melhor colégio da cidade, em regime de internato, preocupado com o futuro do filho, pois, ele queria ver um anel de doutor no dedo do neto de Januário, Gonzaguinha passou 10 anos no colégio e pegou tuberculose, doença que já provocara o óbito de sua mãe Odileia. Luiz Gonzaga vai à procura do filho e mais uma vez o deixa aos cuidados de Xavier e Dina. Após estar curado da tuberculose, Gonzaguinha vai conhecer seu pai Luiz Gonzaga, já sabia que o pai se preocupava com ele, embora estivesse ausente na maior parte do tempo, Gonzaguinha já exibia seus dons com a música popular brasileira, um estilo diverso do que era tocado pelo pai, pois, não nascera no sertão nordestino, viveu a vida carioca do Morro de são Carlos, também tendo ideias políticas diferentes da de seu pai.

Os dois não conseguiram residir abaixo do mesmo teto, brigaram e Gonzaguinha vai levar a vida sozinho, se forma em Economia, mas nunca chega a exercer a profissão, faz sucesso com a música enquanto a carreira de seu pai tem um declínio. Recebe a visita de Helena, a madrasta que o maltratara na infância e dele não gostava, já não mais vivia com seu pai e explicou a situação financeira dele, Gonzaguinha decide ajuda-lo e vai à procura do pai em Exu, terra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião.

Foi nessa viagem que Gonzaguinha realmente conheceu seu pai, com a ajuda da fiel Priscila, ali demonstrou o quanto o amava apesar de toda revolta que sentia, descobriu o quanto o pai se preocupava com ele, apesar de ser um pai troncho, sempre cuidou para que nada lhe faltasse e para que ele tivesse uma vida melhor que a sua e não sofresse com o preconceito de ser um sertanejo que não sabia ler e escrever, além de vir de uma família humilde e com poucas condições financeiras.

Pai e filho fazem sucesso juntos e sobre pela primeira vez ao palco até que a morte os separou, Gonzaguinha ficou cuidando da obra do seu pai, mas pouco tempo depois abandonou este mundo, e como seu pai, também se tornou imortal na música e na cultura brasileira.
 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O SORRISO É LUZ NA ESCURIDÃO


“Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão.” (Cyber Rex)

O sorriso anima e aquece o coração que estava entristecido e gelado.

O sorriso proporciona que existam estrelas iluminadas em meio à escuridão, elas demonstram que há luz e esperança onde está escurecido e aparenta não ter mais caminho a seguir.

Sempre existe uma luz no fim do túnel e com um simples sorriso essa luz pode ser encontrada.

O sorriso fortalece e anima o homem que estava se desacreditando e se encontra desacreditado, ele pega a luz ou segue as estrelas atravessando a escuridão que o deixava com medo de seguir em frente.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O FRACASSO E A VITÓRIA


“O fracasso jamais o surpreenderá se sua decisão de vencer for suficientemente forte.” (do Livro O Maior Vendedor do Mundo)

O fracasso não surpreende e nem retalia o homem vencedor e vitorioso.

Quando algo planejado não dá certo, o homem vencedor aprende com seus erros e evita que eles ocorram na nova investida em busca da vitória.

É preciso ser forte diante dos fracassos, crescer após eles, transformá-los em estímulos para vitórias.

O homem que decide ser vitorioso não é vencido pelo fracasso, ele é forte e decidido para seguir de cabeça erguida.

Ele é paciente na sua caminhada e sabe que chegará o momento da vitória, ele não fica parado a sua espera, ele segue o caminho e espera que ela chegue.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SER INFELIZ


“Cada um é tão infeliz quanto acredita sê-lo.” (Sêneca)

O homem nasceu para encontrar a felicidade e ser feliz.

Muitas vezes os homens ficam se lamentando e deixam de buscar a felicidade.

Ser infeliz é uma característica de quem não busca a felicidade, pois, ela está sempre ao seu alcance e essas pessoas não conseguem enxergá-la, então, essa pessoa é infeliz porque acredita ser e não porque deve ser ou tenha que ser.

Vivemos em um mundo cheio de tumultos e desafios que mexem com os sentimentos e emoções dos homens, mas isso não proporciona a infelicidade, pelo contrário, ensina e traz crescimento e a necessidade da busca da verdadeira felicidade.

Quando o homem deixa que Deus faça parte de sua vida ele passa a ser feliz e se esquece da ilusória infelicidade que acreditava ter.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

VIVENDO COM FELICIDADE


“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.” (Érico Veríssimo)

O homem que vive feliz aproveita a vida da maneira correta.

Sua felicidade não é passageira, ela é duradoura e a caminho da eternidade.

A vida é passageira, mas, mesmo assim ela pode ser bem vivida ao invés de passar de forma despercebida e inútil.

Muitas vidas são perdidas antes mesmo de serem vividas, outras são desgastadas e estragadas ao longo do tempo com os desejos e prazeres materiais que não tornam o homem feliz, apenas lhe dão alguns momentos de prazer e depois vem à tristeza e o vazio.

O homem que está em comunhão com Deus é feliz e vive com felicidade haja o que houver em sua vida, pois, o que vier com dificuldade lhe proporcionará crescimento.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A FORÇA DO MEDO E DA MORTE


“Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.

Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.” (Oswaldo Montenegro)

O medo pode ser superado, se o homem deixa que ele o domine, ele cria um entrave em sua vida.

As coisas materiais não são eternas, ao longo do tempo elas vão encontrando seu fim, quando a morte delas chega, muitas crenças também são percebidas e perdidas, fantasias desvendadas, verdades descobertas.

O medo e a morte não fecham os olhos, não tapam os ouvidos e as bocas, a verdade é eterna e mesmo diante do medo e da morte ela prevalece e continua a ser vista, ouvida e falada.

A qualquer momento a verdade pode ser descoberta pelo homem, nunca é tarde para recomeçar, ela existe, mas muitas vezes os olhos não veem, os ouvidos não escutam e as bocas não falam.

sábado, 10 de novembro de 2012

CRENDO EM ILUSÕES


“O interesse que tenho em acreditar numa coisa não é a prova da existência dessa coisa.” (Voltaire)

Existe a crença na verdade e a crença na ilusão.

Alguns acreditam em fantasias e sabem que na realidade elas não existem, outros acreditam nelas achando que são verdades.

Quem crê na verdade sabe que ela existe independentemente de estar ao nosso alcance ou visível aos nossos olhos.

Existem ilusões e fantasias que enxergamos e vivenciamos diariamente, enquanto existem verdades que vivenciamos sem estar diretamente visíveis aos nossos olhares e tatos.

O espiritual é uma verdade, mas o material nos engana, pode ser existente ou não.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

REALIZANDO SONHOS


“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” (Roberto Shinyashiki)

Todos os sonhos podem ser realizados, mas é preciso ter fé e acreditar.

Com esperança e paciência o homem aguarda que o sonho seja realizado, pois, na hora certa chegará o momento da realização.

Se o homem sonha, ele tem esperança, tem possibilidades de realizar o sonho, mas é necessário ser perseverante e persistente no alcance dos patamares para realizá-los.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TEMPERANÇA E INTEMPERANÇA


“Ora, quando a tendência se inspira na razão é a que vence, conduzindo-nos a o que é melhor, chama-se isso a temperança; quando, pelo contrário, o desejo nos arrasta sem deliberação para os prazeres, e é ele que predomina em nós, isso se chama intemperança.” (Platão)

Quando a temperança predomina em nosso ser, agimos e pensamos de acordo com a razão, buscamos o que há de melhor.

A temperança segue paralela a bondade, agir corretamente e sem prejudicar aos outros.

A temperança conduz o homem pela verdade e pela consciência, o homem temperante age e sabe o que faz.

A intemperança ilude o homem e o convence que deve agir sem pensar, buscar prazeres e facilidades independentemente das consequências que advirão dos seus atos.

A intemperança faz o homem agir de forma errada e ainda pensar que está correto diante de tudo que surja em sua frente.

O homem intemperante não pensa, age por impulsos, acredita em falsas verdades e não se preocupa com o que causará aos outros devido às duas ações e reações.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

NÃO TENHA COMPORTAMENTOS FALSOS


“Não tenha comportamentos falsos, contenha os impulsos, abafe os desejos por demais ardentes, faça com que tua alma seja sempre senhora de si.” (Marco Aurélio)

Seja verdadeiro, honesto, bondoso, sincero, amigo, humilde, viva em comunhão com Deus.

O bem sempre vence o mal, então não se deixe levar pelas mentiras e falsidades, paixões e ignorâncias, viva na bondade e até transcenda ela.

Viva em paz, controle seus impulsos e desejos, mantenha-se firme e tranquilo diante das tentações e atrações que surgem como armadilhas para te pegar.

Sua alma é pura e bondosa, não deixe que a sua mente deseje e tome conta de seus pensamentos, deixe sua alma agir e se expandir.

Seja consciente, busque o melhor para si e para o mundo, não haja em desacordo com a sua consciência ou ela vai te cobrar por seus erros e atitudes que deveriam ser controladas.

Não se mascare e nem tenha comportamentos falsos, seja bondoso e verdadeiro.

domingo, 4 de novembro de 2012

O VÍCIO


“O vício não contamina o mundo todo. Atingindo a uma de suas partes, não afeta as demais. E aquele que é dominado pode ser libertado, desde que o queira.” (Marco Aurélio)

O vício vive a procura de novas vítimas, entra na vida dos que o buscam e dos que não o evitam.

Facilmente ele entra na vida do homem e dificilmente sai da vida dos que não querem se libertar dele.

O vício só consegue dominar o homem que o aceita, pois, os que lutam contra ele se libertam dele ou não deixam que ele entre em sua vida.

sábado, 3 de novembro de 2012

AQUELE QUE IGNORA O QUE É O MUNDO


 

“Aquele que ignora o que é o mundo não sabe onde está. Quem não sabe para que se criou o mundo não sabe nem o que ele é nem o que é o mundo. Quem ignora qualquer dessas coisas não poderá dizer para que nasceu. Quem teme a censura e busca os aplausos dos que não sabem nem onde estão nem o que são, o que te parece?”(Marco Aurélio)

Quem ignora o mundo não sabe qual o sentido da vida, não sabe o que veio fazer neste mundo e nem o seu papel.

Quem não sabe para que o mundo creado, não sabe que pode estar vivendo em um mundo de ilusões e fantasias, eles não sabem quem creou o mundo, não sabem o que é os mundos e também nem a si próprios eles conhecem.

Quem busca elogios e aplausos de pessoas que não conhecem a verdade, está querendo ser enganado e viver de fantasias e ilusões ao invés de buscar aceitar e conhecer a verdade.

Quem busca o Creador conhece a vida e o sentido de viver e estar neste mundo, sabe que existe o mundo material e o mundo espiritual, que enquanto lá tudo é verdade, aqui existe uma realidade creada para o homem aprender a viver, a amar, a servir, a ser humilde, a respeitar, a ter fé e devoção.

Quem conhece a verdade sabe que é filho de Deus, veio dele e sua missão é retornar para ser seu servo no mundo espiritual, uma servidão com amor e devoção, uma nova vida em verdade e paz de espírito, desapegada de tudo que existe no mundo material.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TER UM PRAZER SAUDÁVEL


“O prazer é entendido a seu modo por cada um. O meu é ter a alma sadia, sem aversão por homem algum nem pelas coisas que aos homens acontecem. Ao contrário, vejo-as com olhos serenos, aceitando-as e dando a cada uma o seu devido valor.” (Marco Aurélio)

O prazer que vem do sentimento da bondade é saudável à alma, que é fortalecida cada vez mais.

Existem prazeres que parecem ser atrativos e capazes de proporcionar tristeza, mas são tão passageiros e momentâneos que logo podem causar uma grande tristeza à alma.

Enquanto os prazeres desfrutados com bondade são inesquecíveis, fazem o bem, em nada e nada prejudicam.

O homem que sente prazer com a tristeza dos outros está caminhando para sua própria destruição, ele não encontrará felicidades e sim grandes prejuízos.

O bom prazer a ninguém incomoda e muito menos atormenta, ele é sempre valorizado, é simples e bem desfrutado, faz um imenso bem à alma.