sexta-feira, 25 de maio de 2012

QUATRO IGNORÂNCIAS QUE PODEM CONCORRER EM UM AMANTE

“Quatro ignorâncias podem concorrer em um amante, que diminuam muito a perfeição e merecimento de seu amor. Ou porque não se conhecesse a si, ou porque não conhecesse a quem amava, ou porque não conhecesse o amor, ou porque não conhecesse o fim onde há de parar amando. Se não se conhecesse a si, talvez empregaria o seu pensamento onde o não havia de pôr, se se conhecera. Se não conhecesse a quem amava, talvez quereria com grandes finezas a quem havia de aborrecer, se o não ignorara. Se não conhecesse o amor, talvez se empenharia cegamente no que não havia de empreender, se o soubera. Se não conhecesse o fim em que havia de parar amando, talvez chegaria a padecer os danos a que não havia de chegar, se os previra.” (Padre Antônio Vieira)

As ignorâncias iludem e confundem os amantes, os deixam atordoados e sem rumo.

Elas aumentam as imperfeições humanas, atitudes nunca vistas em algumas pessoas podem surgir, o homem passa a se desconhecer e ser desconhecido, pois, passa a ser uma pessoa totalmente diferente do que era antes.

Não existem limites para as ignorâncias dos amantes, pois dessas quatro se desencadeiam muitas outras a depender da pessoa, o homem fica mutante e indefinido, dele não sabe o que se espera.

O homem fica cego, seus sentimentos afluem e seus nervos ficam a flor da pele, ele ama, mas, seu sentimento não é puro amor e sim pura ignorância.

Devido a essas ignorâncias, o homem aborrece e magoa quem estiver ao seu redor, podendo chegar a causar danos irreparáveis e atentar contra a vida das pessoas.

Os homens amantes da ignorância amam com um coração dominado pelas fantasias e ilusões, devaneios que os levam às profundezas dos pensamentos rotativos, por mais que ele pense, ele não se move, mas, aprofunda-se cada vez mais nas ilusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário