quarta-feira, 7 de agosto de 2013

VIVENDO DIVERSAS EXPERIÊNCIAS



René Descartes – Renatus Cartesius

Dediquei o resto de minha juventude a viajar, a ver côrtes e exércitos, a frequentar pessoas de diversos humores e condições, a recolher diversas experiências, a experimentar-me nos encontros que a sorte me propunha, e em tudo fazer tal reflexão sobre as coisas que se apresentavam, que delas pudesse tirar algum proveito. Pois parecia-me poder encontrar muito mais verdade nos raciocínios que cada um faz sobre aquilo que lhe importa, e cuja realização logo o punirá se julgou mal, do que nos raciocínios que um homem de letra faz em seu gabinete, sobre especulações que não produzem efeito algum, e que não trazem talvez outra consequência que permitir tanto maior vaidade quanto mais afastadas estiverem do senso comum, por suporem maior emprego de espírito e de artifício no esforço de torná-las verossímeis. E tive sempre um extremo desejo de aprender a distinguir o verdadeiro do falso, para ver claro em minhas ações e caminhar com segurança nessa vida.” (René Descartes – Renatus Cartesius)

Quando conhecemos pessoas e lugares diferentes, aprendemos muito com eles, são novos estilos de vida, culturas diferentes e que nos proporcionam aprendizado e experiência.

Aprendemos um pouco com cada pessoa que conhecemos, experiências são trocadas, amizades são iniciadas e vidas são vividas.

As especulações trazem experiências negativas as pessoas, pois, agem de forma superficial e iludem aqueles que buscam se envaidecer com elas quando as tratam como verdade.

A falta de agir e pensar com espírito faz com que o homem atue com mentiras e falsidades, que necessitam ser constantemente repetidas para esconder a verdade.

É importante não se enganar, nunca é tarde para se buscar a verdade, descobrir quem você é por trás desta máscara que te esconde, abrir os olhos para realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário