quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

AS MISÉRIAS MATERIAIS E A ALMA CONDICIONADA


yāvat pṛthaktvam idam ātmana indriyārtha-
māyā-balaṁ bhagavato jana īśa paśyet
tāvan na saṁsṛtir asau pratisaṅkrameta
vyarthāpi duḥkha-nivahaṁ vahatī kriyārthā

Ó meu Senhor, as misérias materiais não têm existência concreta para a alma. No entanto, enquanto a alma condicionada pensa que o corpo está destinado ao gozo dos sentidos, ela não se pode livrar do enredamento das misérias materiais, por estar influenciada por Vossa energia externa.” (Srila Prabhupada – A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

As misérias materiais não alimentam a alma e nem enriquecem o homem, apenas o iludem.

A alma condicionada fica aprisionada ao corpo que goza dos sentidos e se apega a matéria, aos sofrimentos e misérias desse mundo material.

Cada vez mais o homem se torna prisioneiro e escravo dos desejos materiais e sua alma vai ficando condicionada a esse tipo de existência no mundo material.

Se o homem busca alimentar sua alma, ele se desapega das ilusões materiais e se alimenta de forma espiritual, obtendo liberdade e crescimento.

O homem precisa se conscientizar que o apego à matéria e o gozo dos sentidos levam ele às misérias e aos sofrimentos materiais.

Dessa forma ele liberará sua alma, que estará em expansão ao invés de ficar condicionada às vivências fantasiosas do mundo material.

Com esse crescimento espiritual, o homem estará cada vez enriquecido da energia interna do Senhor e livre das influências da energia externa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário