terça-feira, 6 de setembro de 2011

O BOM SENSO

"O bom senso é, das coisas do mundo, a mais bem dividida, pois cada qual julga estar tão bem dotado dele, que mesmo os mais difíceis de contentar-se em outras coisas não costumam desejar tê-lo mais do que já têm. E não é verossímil que todos se enganem a esse respeito; pelo contrário, isso evidencia que o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, isto é, o que se denomina o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens." (René Descartes)


Todos os homens sabem fazer escolhas e julgar, alguns de acordo com a razão, outros por eliminação e opção. Independentemente desses fatores intrínsecos e extrínsecos ao homem, sem levar em contas suas virtudes ou vícios, defeitos e qualidades. Quando a relevância é o bom senso, ou seja, o poder de julgar o certo e o bom para ele e para a sociedade, todos os homens vão julgar de forma igual. E qual seria o motivo? De forma muito simples o homem já nasce predisposto a saber o que é bom ou ruim e se é bom ele reconhece, portanto, todos julgam iguais, não importando o tamanho do conhecimento de cada um.

O bom, o certo e o justo estão espiritualmente no homem, basta que ele exprima sua sincera opinião frente aos outros, e assim, seu pensamento vai se assemelhar, e quando a verdade paira na comunicação de forma quantitativa forma uma opinião e decorrente dela vem o bom senso. E cada ele elemento desse conjunto de opiniões sobre os determinados assuntos forma a moral de uma sociedade.

O conhecimento muda a vida do homem, aquele que conhece seus direitos tem o poder de reivindicá-los e diminui as chances de ser engano por pessoas que querem tirar proveito da sua pessoa. Muitas pessoas vivem em situações indignas não porque querem, mas pela falta de conhecimento, e, muitas vezes seu direito é aproveitado por um terceiro ilicitamente, já que, o titular do direito não tem conhecimento do mesmo ou foi induzido ao erro. Uma sociedade de valore morais deve preservar a todos os bons costumes, buscar incluir as pessoas socialmente e podendo usufruir dos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário