quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A LEITURA

"Não foram nunca lidas pela humanidade as obras dos grandes poetas, pois apenas outros granas poetas as podem ler. têm sido lidas tais obras da mesma forma que as multidões lêem as estrelas, de um modo astrológico e não astronômico. Em sua maioria, os homens aprendem a ler para satisfazer a uma mesquinha conveniência, assim como aprenderam a calcular apenas para organizar sua contabilidade e não serem enganados no comércio, mas sabem pouco ou nada a respeito da leitura como um nobre exercício intelectual. Num sentido mais elevado, no entanto, a leitura é exatamente isso, não o que nos acalenta como um luxo e faz adormecer nossos mais nobres sentidos, mas o que nos amplia a então, desde que dediquemos nossas horas mais preciosas atentamente a esse aprendizado." (Henry David Thoreau)

É necessário ter conhecimento para se extrair o diamante escondido na pedra, para que este saia perfeito e sem escoriações, não adianta tirá-lo de forma retalhada desfigurando toda a sua beleza interior com a qual foi formado. Ler um texto por ler não significa entender a essência sentimental de seu criador. Um poeta não escreve somente palavras, mas expressa os seus sentimentos por meio delas e intelectualmente vai formulando suas idéias de forma contextualizada, uma mistura de palavras, sentimentos e observações da natureza e do espaço, além dos horizontes imaginários do seu pensamento e do seu amor a obra que está sendo criada.

Tudo feito com amor e carinho, burilando a pedra bruta a fim de se chegar ao diamante, não apenas escrevendo com suas mãos e utilizando as letras. Mas, transmitindo sensitivamente o abstrato do seu intelecto ao concreto produzido por suas mãos, de forma suave, com traços leves vai surgindo cada parágrafo e ao final temos toda uma bela criação. Que será decifrada de forma enigmática pelos leitores que alcançarem os auspícios do grande poeta, cada um com seu modo de observar, seja elogiando, ou seja, criticando, ou acrescendo mais informações, mas para que tudo isso seja feito será necessário entender o sentido da expressão que está contextualizada.

E ao final, o poeta estará feliz, pois outro grande poeta o descobriu, entendeu seus sentimentos e compartilhou com ele desses emocionantes momentos presentes em sua obra. Quando lemos estamos viajando em pensamentos, imaginando uma realidade e sentindo sensações, em um clima poético e natural, misturando nossos pensamentos e vamos refletindo. Ao final temos uma grande opinião sobre o que lemos e interpretamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário