sábado, 6 de agosto de 2011

AS VARIAÇÕES

"Mas a mera existência de variabilidade individual e de algumas poucas variedades bem caracterizadas, mesmo sendo relevante por constituir a base de todo esse processo, na realidade nos ajudaria muito pouco na compreensão de como surgem as espécies na natureza. Como as espécies teriam se aperfeiçoado a ponto de possuir todas essas maravilhosas adaptações, que modificam o organismo parte por parte, dadas as condições de vida que ele suporta, acabando por transformá-lo em um organismo diferente de seus ancestrais?" (Charles Darwin)

Facilmente percebemos que existem os descendentes completamente diferentes de seus ancestrais, divergindo tanto na personalidade quanto no comportamento, mas porque isso ocorre? O meio em que vivem influencia em parte desse comportamento e formação da personalidade, já que os pais viveram uma realidade e os filhos estão em outra, uma época de poucas informações e outra ultra desenvolvida. Tudo que não existia ou estava longe agora se aproxima, um mundo de prazeres diante de toda uma criação, que chegam a causar certo descontrole, ou seja, fogem as regras de condutas pré-estabelecidas por seus pais, pois não podem estar ao lado deles em todos os momentos, ficando a mercê do meio em que vivem.

Devido há essas mudanças de realidade e de pensamento não podemos culpar de forma total os ancestrais pela criação dos filhos, a não ser que eles os deixem livres nesse meio em que vivem ou os orientem para más condutas. Nesses casos tanto o meio como a criação vão contribuir para esses desvios comportamentais, existindo grande parcela de culpa dos ancestrais que conhecem a realidade, mas assumem o risco de deixar seus descendentes viverem a vida desse meio.


4 comentários:

  1. Nossos ancestrais eram ricos em orações, temiam mas a Deus do que os que hoje temem,por isso tantos se perdem nesse mundo onde o errado acaba ocupando intensamente a vida dos seres, por intermédios dos meios de comunicação e outros não somos totalmente livres.

    ResponderExcluir
  2. As mutações sociais também influenciam na transformação do ser, cada um possui uma formação genética diferente, apesar de vir da mesma essência divina, seu espírito vem de Deus e é puro, mas ao entrar no mundo material é transformado e ganha características do mundo material.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Echelley, toda esta variedede segundo o Bhagavad gita é uma mera manifestação dos três modos da natureza material.
    Cada geração tem uma tendencia especifica de uma certa combinação dos modos. Por exemplo a geração dos 60 tinha uma tendencia à rebeldia(paixão) e intoxicação( ignorancia) dentro deste grupo vão haver variações. Agora a maioria da população está submersa nos modos da paixão e ignorância e devido a este fato não podem compreendão quem são, qual o processo para libertar-se e qual é o seu destino último.

    ResponderExcluir
  4. Grande amigo Kalakantha.

    E para sair das paixões e ignorâncias eles precisam se desapegar do materialismo e buscar o crescimento espiritual se aproximando de Deus.

    Assim eles descobrirão o modo da bondade, se não conseguirem um total desapego, saberão viver no mundo material, mas sem se apegarem tanto ao materialismo.

    Com as bênçãos divinas eles conseguirão, se o homem dá um passo em busca de Krishna, Krishna dá dez passos ao encontro dele.

    Haribol!

    ResponderExcluir